O ASSUNTO É

Câmara trava há 2 anos projeto de abertura do mercado de energia

Publicado em

Mesmo aprovado no Senado em fevereiro de 2021, o projeto de lei que amplia o mercado livre de energia elétrica no país está travado na Câmara há dois anos. O texto foi enviado para a análise em sete comissões: seis temáticas e uma especial.

Desde o início de 2022, o texto recebeu 103 emendas. O fato do relator do projeto ter deixado o cargo em janeiro deste ano sem apresentar um relatório, atrasou a tramitação do documento.

A posição era ocupada na comissão especial pelo deputado e ex-ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho.

A ideia sugere que os consumidores possam comprar energia de qualquer distribuidora, o que baratearia a conta de luz. Isso faria ampliar o acesso ao mercado livre de energia elétrica a todos os usuários, inclusive no setor residencial.

Por outro lado, críticos do projeto alegam que no exterior a pauta já foi substituída pela transição energética, como é o caso do diretor da ONG Instituto Ilumina, Ronaldo Bicalho.

“Ninguém está interessado na liberalização do mercado hoje, um assunto de trinta anos atrás. O Brasil está andando na contramão mundial”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar