O ASSUNTO É

Bolsonaro sanciona “Lei Flávia Arruda” que beneficia a 26 de Setembro

Publicado em

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta seta-feira(09), o projeto 2776/2020 da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), que possibilita a total regularização fundiária da comunidade 26 de Setembro.

O texto chamado de “Lei Flavia Arruda”, delimita a área da Floresta Nacional, legalizando uma área ocupada há mais de 20 anos onde vivem mais de 40 mil famílias, às margens da rodovia DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.

Segundo a deputada, a lei traz segurança e um reconhecimento histórico para as famílias assentadas pelo poder público no local, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

“Com a desafetação da Flona, será possível dar dignidade para estas pessoas, infraestrutura e fiscalizar melhor qualquer ação de degradação da Floresta Nacional”, afirma.

Com a nova lei, a comunidade 26 de Setembro será incluída no pacote de regularização fundiária da Lei Complementar n° 986/2021,que trata da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), assinada pelo governador Ibaneis Rocha(MDB).

Com a inclusão da 26 de Setembro, passam ser nove assentamentos, em várias regiões do DF, que irão ganhar segurança jurídica.

Milhares de famílias vivem atualmente nessas áreas e devem ser beneficiadas.

O Reurb abrange medidas jurídicas urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais aos ordenamento territorial urbano.

Assim, a população de baixa renda usufrui do direito à moradia e infraestrutura necessárias.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para curso gratuito de conversação em inglês na Biblioteca Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) está com inscrições abertas para um curso gratuito de conversação em inglês. Os interessados podem se inscrever até...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar