O ASSUNTO É

Bolsonaro sanciona “Lei Flávia Arruda” que beneficia a 26 de Setembro

Publicado em

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta seta-feira(09), o projeto 2776/2020 da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), que possibilita a total regularização fundiária da comunidade 26 de Setembro.

O texto chamado de “Lei Flavia Arruda”, delimita a área da Floresta Nacional, legalizando uma área ocupada há mais de 20 anos onde vivem mais de 40 mil famílias, às margens da rodovia DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.

Segundo a deputada, a lei traz segurança e um reconhecimento histórico para as famílias assentadas pelo poder público no local, antes mesmo da criação da Floresta Nacional.

“Com a desafetação da Flona, será possível dar dignidade para estas pessoas, infraestrutura e fiscalizar melhor qualquer ação de degradação da Floresta Nacional”, afirma.

Com a nova lei, a comunidade 26 de Setembro será incluída no pacote de regularização fundiária da Lei Complementar n° 986/2021,que trata da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), assinada pelo governador Ibaneis Rocha(MDB).

Com a inclusão da 26 de Setembro, passam ser nove assentamentos, em várias regiões do DF, que irão ganhar segurança jurídica.

Milhares de famílias vivem atualmente nessas áreas e devem ser beneficiadas.

O Reurb abrange medidas jurídicas urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais aos ordenamento territorial urbano.

Assim, a população de baixa renda usufrui do direito à moradia e infraestrutura necessárias.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá transporte público coletivo de graça neste fim de semana

O transporte público coletivo do Distrito Federal vai funcionar com o programa Vai de Graça, neste fim de semana. A medida se aplica, devido...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar