O ASSUNTO É

APOIO DE ALCKIMIN À CANDIDATURA DE IZALCI FAZ ROLLEMBERG DESISTIR DO PSDB-DF

Publicado em

O governador de São Paulo e presidente do PSDB nacional, Geraldo Alckmin, deu a senha aos tucanos brasilienses, que à candidatura de Izalci Lucas ao Buriti é a que deve ser seguida no Distrito Federal. Um vídeo gravado em que aparece Alckmin, candidato à Presidência da República ao lado de Izalci ,desanimou o governador Rollemberg de tentar amarrar o PSDB local ao seu fracassado projeto de reeleição em 2018

Por Toni Duarte

Os poucos mais de 20 tucanos, liderados pela ex-governadora e fundadora do PSDB local, Maria de Lourdes Abadia, que ocupam cargos no governo Rollemberg, desde novembro passado, podem deixar o partido ou mudar de vez, de malas e cuias, para o PSB, partido do governador.

Após ter sido abandonado por partidos com tempo na televisão como o  PDT, PSD, REDE, PPS, que alavancaram a sua vitoriosa campanha em 2014, Rodrigo Rollemberg vive o dilema de ficar sozinho rodeado por partidos nanicos, sem representatividade política e considerados como legendas de aluguel.

A estrondosa vaia  que levou durante a convenção do PSDB, ocorrida no dia 9 de setembro em Brasília, que escolheu o governador Alckmin à presidência nacional do PSDB, serviu para que caísse a ficha do governador do quanto será difícil  amarrar o PSDB ao seu projeto de reeleição.

Rollemberg é acusado de ter orquestrado a divisão do partido ao atrair alguns tucanos, de alta plumagem, como Maria de Lourdes Abadia e  o suplente de deputado, Virgílio Neto, para dentro do governo em troca de um punhado de cargos, grande parte inexpressivos.

A estratégia do governador tinha o objetivo de enterrar  à candidatura própria do PSDB, que tem o deputado federal Izalci Lucas como pré-candidato à governador e que vem sendo bem avaliado pelas pesquisas no conceito do eleitorado brasiliense.

A outra intenção do socialista era a de garfar a legenda tucana para uma possível chapa Rollemberg-Abadia ao governo do DF, em 2018.

Abadia e Virgílio Neto foram nomeados para a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

Os tucanos rebeldes ficaram que nem pinto no lixo em cima dos cargos e contavam que poderiam contar com a ajuda do senador Tarso Jereissati e com o governador Alkmin, além do  empenho do próprio  Rollemberg.

O governador de Brasília atuaria fortemente junto ao vice-governador de São Paulo, Marcio Franco que é do seu partido, e  que assume  a partir  de abril do próximo ano  o governo paulista com a saída de Geraldo Alckmin para disputar a Presidência da República.

No entanto, o apoio direto do presidenciável Alckmin ao projeto político de Izalci Lucas como candidato a governador do DF, por meio de vídeos levados ao ar nas inserções do PSDB na TV, foi como um banho de água gelada no sonho de Rollemberg ter o PSDB local sob a sua rédea curta.

Corre nos bastidores do Buriti que o governador já pensa em chutar os  tucanos do ninho socialista ou deixar como estar desde que Abadia e  seu grupo virem PSB de  carteirinha.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar