O ASSUNTO É

APOIO DE ALCKIMIN À CANDIDATURA DE IZALCI FAZ ROLLEMBERG DESISTIR DO PSDB-DF

Publicado em

O governador de São Paulo e presidente do PSDB nacional, Geraldo Alckmin, deu a senha aos tucanos brasilienses, que à candidatura de Izalci Lucas ao Buriti é a que deve ser seguida no Distrito Federal. Um vídeo gravado em que aparece Alckmin, candidato à Presidência da República ao lado de Izalci ,desanimou o governador Rollemberg de tentar amarrar o PSDB local ao seu fracassado projeto de reeleição em 2018

Por Toni Duarte

Os poucos mais de 20 tucanos, liderados pela ex-governadora e fundadora do PSDB local, Maria de Lourdes Abadia, que ocupam cargos no governo Rollemberg, desde novembro passado, podem deixar o partido ou mudar de vez, de malas e cuias, para o PSB, partido do governador.

Após ter sido abandonado por partidos com tempo na televisão como o  PDT, PSD, REDE, PPS, que alavancaram a sua vitoriosa campanha em 2014, Rodrigo Rollemberg vive o dilema de ficar sozinho rodeado por partidos nanicos, sem representatividade política e considerados como legendas de aluguel.

A estrondosa vaia  que levou durante a convenção do PSDB, ocorrida no dia 9 de setembro em Brasília, que escolheu o governador Alckmin à presidência nacional do PSDB, serviu para que caísse a ficha do governador do quanto será difícil  amarrar o PSDB ao seu projeto de reeleição.

Rollemberg é acusado de ter orquestrado a divisão do partido ao atrair alguns tucanos, de alta plumagem, como Maria de Lourdes Abadia e  o suplente de deputado, Virgílio Neto, para dentro do governo em troca de um punhado de cargos, grande parte inexpressivos.

A estratégia do governador tinha o objetivo de enterrar  à candidatura própria do PSDB, que tem o deputado federal Izalci Lucas como pré-candidato à governador e que vem sendo bem avaliado pelas pesquisas no conceito do eleitorado brasiliense.

A outra intenção do socialista era a de garfar a legenda tucana para uma possível chapa Rollemberg-Abadia ao governo do DF, em 2018.

Abadia e Virgílio Neto foram nomeados para a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

Os tucanos rebeldes ficaram que nem pinto no lixo em cima dos cargos e contavam que poderiam contar com a ajuda do senador Tarso Jereissati e com o governador Alkmin, além do  empenho do próprio  Rollemberg.

O governador de Brasília atuaria fortemente junto ao vice-governador de São Paulo, Marcio Franco que é do seu partido, e  que assume  a partir  de abril do próximo ano  o governo paulista com a saída de Geraldo Alckmin para disputar a Presidência da República.

No entanto, o apoio direto do presidenciável Alckmin ao projeto político de Izalci Lucas como candidato a governador do DF, por meio de vídeos levados ao ar nas inserções do PSDB na TV, foi como um banho de água gelada no sonho de Rollemberg ter o PSDB local sob a sua rédea curta.

Corre nos bastidores do Buriti que o governador já pensa em chutar os  tucanos do ninho socialista ou deixar como estar desde que Abadia e  seu grupo virem PSB de  carteirinha.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Com pista de patinação no gelo, Brasília terá megaevento natalino

A partir do dia 1º de dezembro, o Nosso Natal vai animar a Esplanada dos Ministérios com uma programação diversificada e atrações para todas...

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»