O ASSUNTO É

ADVOGADO APELA AO MP PARA OBRIGAR DISTRITAIS ACABAR COM FARRA INDENIZATÓRIA

Publicado em

O advogado Carlos Alberto Araújo Souza, apelou ao Ministério Público do Distrito Federal que inicie uma ação civil para denunciar deputados distritais que se recusam a votar um Decreto Legislativo da Câmara Legislativa que propõe o fim da verba indenizatória. Os distritais são acusados de fugirem do plenário todas as vezes que a medida entra na pauta de votação

Por Toni Duarte//

A última terça-feira (03), completa  a 15ª sessão ordinária deste ano da Câmara Legislativa  sem que o Decreto Legislativo de iniciativa da mesa diretora da Casa, tenha sido analisado pelos distritais embora permaneça na pauta do plenário.

O fim da verba indenizatória, usada pelos parlamentares para aluguel de escritórios, material de expediente, aluguel de carros e abastecimento de combustível, vai gerar uma economia de R$9,3 milhões por ano aos cofres públicos. Por mês, cada distrital tem R$ 25,3 mil para despesas do mandato.

A não votação da proposta, que acaba com a vergonhosa farra do dinheiro público, é motivada pela falta de quórum. Ou seja: os parlamentares fogem do plenário como o diabo foge da cruz.

Por causa disso o advogado e pré-candidato a deputado distrital Carlos Alberto Araújo Souza (Avante), requereu diretamente a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão do MPDFT, a promoção de uma ação civil pública contra a Câmara Legislativa.

O pedido tem o objetivo de colocar um ponto final na nefasta prática de deputados distritais que se ausentam durante as votações plenárias e que faltam sessões sem justificativa legal.

“A manobra imoral e ilegal usada pelos deputados configura-se em um verdadeiro acinte a moralidade pública”, diz o advogado no documento enviado ao MP.

Para Carlos Alberto Araújo, os distritais recebem salários sem prestar o efetivo serviço de interesse da população, o que configura o enriquecimento ilícito.

“Eles estão se valendo desse ardil  para não ter que votar pela rejeição do projeto que põe o fim na vergonhosa verba indenizatória”, disse o advogado, ao protocolar o documento no Ministério Público.

LEIA O COMPLETO TEOR DO DOCUMENTO

[pdf-embedder url=”http://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/PETICAO-MP-1.pdf” title=”PETICAO MP”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»