O ASSUNTO É

FOGO NO CABARÉ: GRUPO DAS “MADALENAS” DESCARTA ALÍRIO COM AVAL DE ROBERTO JEFFERSON

Publicado em

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), dirigido por Roberto Jefferson, pode até seguir com o PSDB em muitos estados, menos no Distrito Federal onde a legenda petebista possui a sua única pré-candidatura ao governo. No entanto, coube ao senador Cristovam (PPS), anunciar o nome de Izalci Lucas (PSDB-DF), como pré-candidato a governador e descartou o apoio a pré-candidatura de Alírio Neto (PTB-DF)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A exatos 30 dias passados, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmava que a aliança nacional com o PSDB estaria condicionada à contrapartida de o presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, declarar apoio a Alírio Neto, pré-candidato petebista ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Disse ainda que o PTB levaria o apoio para o PSDB nos estados, cidades e municípios e que a única coisa que gostaria de ter em troca era que Alckmin dessa a sua contribuição no DF e que não abriria mão disso.

Na segunda-feira desta semana, Jefferson reiterou a sua posição na coluna Painel da Folha de São Paulo, que a aliança de seu partido com o presidenciável do PSDB já estava definida e que a legenda petebista não estava aberta a discutir qualquer outro caminho na disputa ao Planalto.

“O acordo com Alckmin é irrevogável. Tenho o maior respeito pelo ACM Neto, mas nem adianta me procurar. O melhor candidato é o Alckmin”, acrescentou.

No entanto, a exigência de Roberto Jéferson, voltada para o DF, foi enterrada nesta sexta-feira (18), com o anúncio feito pelo senador Cristovam Buarque, líder do grupo das “madalenas arrependidas”, em torno do nome de  Izalci Lucas, presidente do PSDB do DF, como pré-candidato ao Buriti.

Sem Alírio saber, Cristovam se aproximou de Alckmin e se prontificou em colaborar com o presidenciável na construção de um arrojado programa de educação para o governo tucano.

Em troca, Cristovam pediu que o PSDB nacional não interferisse na aliança partidária formada por PPS, PSDB, PSD, PTB e PRB.

Há quem afirme também dentro do grupo das madalenas que o próprio Roberto Jefferson, em combinação com Alckmin, teria dado o aval.

A garantia foi dada. Izalci Lucas é o pré-candidato oficial do “grupo das madalenas”, cujo apelido  está no fato de todos eles, menos Alírio , terem ajudado a eleger Rollemberg, o pior governador da história de Brasilia, e que até janeiro desse ano faziam parte do decadente governo.

O descarte da pré-candidatura de Alírio obriga o buritizável buscar outros caminhos, talvez ao lado de Eliana Pedrosa (PROS).

Pelo telefone Pedrosa disse ao Radar que está aberta para conversar com Alírio, mas se antecipou  que é pré-candidata a governadora nestas eleições, posição que não abrirá mão.

“Alírio é um amigo e é bem-vindo ao nosso grupo político, mas a cabeça é minha”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novas passarelas garantem mais segurança a pedestres nas vias do DF

Para garantir mais segurança e fluidez no trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado de forma contínua na manutenção e na entrega...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar