O ASSUNTO É

TSE convida candidatos para visitar local de apuração das eleições

Publicado em

Nesta quarta-feira (29), os candidatos a presidente e vice-presidente da República poderão visitar a sala de apuração dos votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Representantes das entidades fiscalizadoras também podem comparecer à sala de Seção de Totalização (Setot). O local abriga o computador central, onde é feita a contabilidade dos votos.

O convite foi feito pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, e é mais uma iniciativa da corte de mostrar que o processo de votação e apuração é seguro e transparente.

A sala estará aberta também no dia da apuração dos votos para o acesso de entidades fiscalizadoras do processo eleitoral.

De acordo com o Tribunal “a Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados.

Quem compõe o grupo é uma equipe de 20 servidores, que trabalham em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

No local, os computadores são distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras.

Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), PF, partidos políticos, militares e observadores internacionais podem acompanhar o processo.

Segundo o Art. 6º da Resolução-TSE nº 23.673/2021, que normatiza o tema, 16 instituições estão aptas a fiscalizar a apuração eleitoral.

“A equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana”, explica o TSE.

O Tribunal ainda deixa claro que o sistema eletrônico de votação nunca registrou fraude, em 25 anos de existência. Este ano, além do modelo antigo, será utilizado um novo formato de urna.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

Cabo é encontrada carbonizada e soldado admite crime no Exército

A morte da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos,...

PF deflagra operação contra Moriá; parlamentares do DF estão na mira

Operação Korban da PF investiga desvio de dinheiro público em emendas parlamentares do DF para a Associação Moriá. Projetos gamers e suspeitas de fraude estão sob apuração.

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.