A “Operação Recovery”, conduzida pela Seção de Investigações Gerais (SIG) da 19ª Delegacia de Polícia (P Norte) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), teve como objetivo a recuperação de aparelhos celulares furtados ou roubados na região de Ceilândia.
Durante os últimos 30 dias, uma operação foi realizada na localização e recuperação de 54 dispositivos móveis, identificados por meio do Sistema de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos (SITTEL).
O SITTEL é uma ferramenta desenvolvida em 2013 pelo Ministério Público Federal (MPF) para auxiliar na coleta, processamento e análise de dados decorrentes do afastamento de sigilo de registros telefônicos autorizados judicialmente.
O sistema permite a transmissão segura de ordens judiciais diretamente para as operadoras de telefonia e a coleta criptografada de registros, agilizando e padronizando o processo investigativo.
Após a recuperação dos aparelhos, as vítimas foram notificadas para comparecer à delegacia e recuperar seus bens.
A 19ª DP, localizada em Ceilândia, tem destaque em operações externas ao combate de crimes patrimoniais, incluindo a recuperação de bens subtraídos e a prisão de indivíduos envolvidos em receptação.