O ASSUNTO É

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

Publicado em

No primeiro trimestre de 2025, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) contabilizou mais de 1,7 mil denúncias de perturbação do sossego, como barulho excessivo, gritaria e som alto, por meio de sua plataforma online.

Lançada em março de 2024, a ferramenta tem facilitado o registro dessas ocorrências, reduzindo a sobrecarga no canal de emergência 190 e permitindo um atendimento mais ágil para crimes graves.

Segundo o major Raphael Brooke, da PMDF, está em formação uma comissão com outros órgãos para definir atuações conjuntas, respeitando as competências de cada instituição.

“Queremos atuar de forma comunitária, mediando conflitos e priorizando a resolução pacífica”, destaca.

O sistema permite denúncias anônimas, com detalhes sobre o local e o ocorrido, gerando um pedido de averiguação.

Caso o denunciante opte por se identificar, é possível formalizar a queixa com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que pode levar o caso à Justiça.

A perturbação do sossego, prevista no Artigo 32 da Lei nº 3.688/41, abrange infrações como algazarra e ruídos excessivos, com penas que variam de 15 dias a três meses de prisão, além de multa.

A PMDF reforça que a abordagem inicial busca diálogo, orientando o responsável sobre a infração.

A iniciativa combina tecnologia e prevenção para promover a convivência harmônica e garantir a segurança da população.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distrito Federal inicia vazio sanitário da soja nesta terça (1º)

Conforme determinação da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a partir desta terça-feira (1º), entra em vigor o vazio sanitário da soja no Distrito Federal. A...

Mais Radar

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.