Ao se tornar síndico do Solar de Athenas, um dos mais importantes condomínios do Grande Corolado, o gaúcho Renato Machado disse que a união de todos os moradores dos condomínios que formam a região é de fundamental importância para que o direito sobre as suas propriedades sejam restituídos e para exigir mais transparência na Secretaria de Gestão de Territórios e Habitação. “Esta secretaria não pode ficar a serviço de uma empresa privada”, disse o sindico.

enato Machado lembrou que a opção da maioria dos moradores do Solar de Athenas ter o escolhido como síndico na conturba eleição, ocorrida no mês passado, a qual sofreu fortes influências patrocinadas pela Urbanizadora Paranoazinho, foi um grande sinal de que há um sentimento insurgente contra a empresa paulista que se diz proprietária das terras da região.
A maioria da população do Colorado e de Contagem não quer pagar novamente para uma empresa que, segundo os moradores, adquiriu o espólio do latifundiário José Cândido de Sousa sabendo que existiam 10 mil pessoas morando há mais de 20 anos na área, cujos lotes foram vendidos por Tarcisio Marcio Alonso, um dos herdeiros legitimo das terras.
Na próxima sexta-feira (06), os síndicos da região do Colorado estarão dentro da Secretaria de Gestão de Territórios e Habitação para cobrar do secretário Thiago Andrade, mais transparência sobre os projetos imobiliários da Urbanizadora Paranoazinho que vêm sendo escondidos a sete chaves sem que a população tenha acesso.
Apesar dos apelos feitos pelo deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), que realizou uma sequencia de audiências públicas da Câmara Legislativa com o objetivo de resolver o impasse entre os moradores da região e a UPSA, no entanto o secretário Thiago Andrade ignorou as solicitações do parlamentar. Ribeiro afirmou ao Radar nesta terça-feira que o comportamento do secretário de Gestão e Habitação foge a regra da política de transparência tão defendida pelo governador Rodrigo Rollemberg.
O deputado disse ainda que irá acompanhar os síndicos na reunião da SEGETH e espera que o secretário abra os arquivos e não esconda nada para que os moradores tomem conhecimento que tipo de projeto imobiliário será implantado no Setor Habitacional do Grande Colorado.
Por sua vez, o síndico do condomínio Vivendas Colorado II, Armando Rollemberg, irmão do governador Rodrigo Rollemberg, convocou os síndicos da região, incluindo os de Contagem, para uma reunião em sua casa na quinta-feira à noite. A reunião é para afinar o discurso e partir com gosto de gás pra cima do secretário Thiago Andrade.
NOVOS MEMBROS DOS CONSEGs TOMARÃO POSSE NO PRÓXIMO DIA 25
Faltam 24 dias para a posse dos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal, que foram eleitos no último dia 12 de setembro de 2015. O evento de posse será presidido pelo governador Rodrigo Rollemberg e ocorrerá no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães a partir das 08 horas do dia 25 de novembro.
Dentro do ato solene ocorrerá o Fórum Preparatório para a Conferência Distrital de Segurança Pública, que contemplará, dentre outras coisas, a entrega da Política de Prevenção do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.
O Major Paulo André, gerente dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal informou que haverá a apresentação do Plano de Ação do Programa Cultura de Paz – 2016/2018, a assinatura do Decreto de criação do Conselho Distrital de Segurança Pública – CONDISP e uma plenária para aprovação da Carta da Cidadania, com a participação dos Conselheiros de Segurança dos CONSEGs.
JARDIM BOTÂNICO TERÁ NOVO PARQUE ECOLÓGICO
O presidente da AJAB – Associação Comunitária dos Condomínios do Jardim Botânico, Claudemir Pita, começou a sua gestão focado na política ambiental da cidade ao lançar a criação do Parque Ecológico Nascentes do São Bartolomeu, situado no Setor Habitacional São Bartolomeu.
No último dia 29, o presidente da AJAB organizou uma reunião pública para debater a iniciativa que contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, André Lima, pelo subsecretário de Resíduos Sólidos, Jorge Artur Oliveira, pela Presidente do IBRAM/DF, Jane Maria Villas Bôa, bem como por representantes de associações, síndicos de condomínios e por representantes da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos do Distrito Federal (CENTCOOP).
No encontro foi apresentado pelo engenheiro agrônomo, Guilherme Abdala o estudo prévio para criação do Parque, bem como fez uma exposição sobre o serviço público que vem sendo prestado pela Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos do Distrito Federal.
Mas para que tudo isso aconteça, segundo o presidente da Ajab, Claudemir Pita, é necessário que a Secretaria do Meio Ambiente e o IBRAM colaborem, expedindo as licenças ambientais necessárias, para a implantação e manutenção destes importantes espaços públicos, que têm por finalidade a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da Capital Federal.
O dirigente da AJAB lembrou à presidente do IBRAM sobre a necessidade de o órgão ambiental acelerar a análise e expedições das licenças de instalações, para os loteamentos que estão com seus processos de regularização em curso perante os cartórios de imóveis, aguardando as renovações das licenças ambientais.

