O ASSUNTO É

SAIBA POR QUE A GLOBO não cita nomes das facções criminosas que dominam os presídios brasileiros

Publicado em

O motivo é o medo de sequestros como ocorreu no ano passado com uma equipe de reportagem da emissora que exigiu, como troca para libertar os reféns, que a Globo divulgasse um manifesto feito pelo PCC

O noticiário brasileiro iniciou 2017 tomado por uma guerra de facções criminosas em seus presídios. A coisa tornou-se absurda a tal ponto que uma rebelião na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, chegou a ser transmitida ao vivo pela GloboNews.

Nas redes sociais, contudo, alguns usuários desconfiaram dos termos usados pelos apresentadores, que em nenhum momento citavam os nomes dos grupos envolvidos, ainda que bandeiras com as siglas surgissem a todo tempo na transmissão.

Há um motivo para tamanho cuidado. Em agosto de 2006, uma equipe de reportagem da emissora foi sequestrada por uma dessas facções. E a condição para devolver o jornalista com vida foi a exibição de um manifesto da organização num plantão da Globo. O YouTube mantém até hoje um registro do momento.

[embedplusvideo height=”440″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2jJLzQb” standard=”http://www.youtube.com/v/i8N7IvuLdAM?fs=1″ vars=”ytid=i8N7IvuLdAM&width=600&height=479&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2372″ /]

Deste então, o jornalismo da emissora evita citar os nomes das facções que comandam o crime organizado no Brasil.

Postado por Radar/Implicante

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Dinheiro, joias e relógios de luxo: O rastro de corrupção no TJ do Maranhão

O produto criminoso, fruto da corrupção e de lavagem de dinheiro, abarrotava as gavetas dos gabinetes de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Polícia investiga venda ilegal de pedras preciosas no DF

Três pessoas foram presas A investigação continua para determinar a extensão da operação ilegal e identificar outros possíveis envolvidos.

Homem tenta matar amante à bala, joga a arma fora, mas é preso

O caso aconteceu em Ceilândia na madrugada desta segunda-feira. A mulher era amante do agressor. Ela saiu ferida com um tiro no ombro. Ele foi preso em flagrante por policiais militares e vai responder por tentativa de feminicídio.

PM do Rio de Janeiro prende 31 torcedores do Vasco e Flamengo

A operação policial destacou a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança nos dias de jogos e coibir a violência entre torcidas organizadas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»