O delegado do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Polícia Civil de São Paulo, Cesar Saad, anunciou a prisão em flagrante do torcedor do Flamengo Leonardo Felipe Xavier Santiago.
Ele confessou ter tirado uma garrafa que de vidro que matou a palmeirense Gabriela Anelli Marchiano, de 23 anos de idade, no último sábado (8).
“Ele assumiu que tirou uma garrafa, mas não diz que foi na direção da Gabriela. Ele afirma que era um confronto entre as torcidas [do Palmeiras e do Flamengo] e que as duas arremessavam [garrafas], e que ele havia, sim, arremessado uma garrafa”, afirmou o delegado.
Cesar Saad também informou que Leonardo, que segue detido no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, responderá por homicídio doloso qualificado (quando há intenção de matar) por motivo fútil: “O autor do arremesso da garrafa está preso desde o início do confronto. Hoje apenas mudou a natureza do inquérito, passou de homicídio tentado para doloso”.
O caso
Por volta das 17h45, algumas vans com torcedores do Flamengo não organizados, comuns, chegaram ao portão que dá acesso à torcida visitante.
Neste momento começa uma discussão entre torcedores do Palmeiras, que já estavam nos arredores do Allianz Parque, comuns também, que passam a se xingar.
Existe um portão que faz a separação com a rua, na qual, além de xingamentos, passou torcedores arremessando garrafas.
Rapidamente é possível observar que a Gabriela cai no chão. Ela foi atingida por um estilhaço.
O portão estava com uma parte aberta e foi possível identificar o autor do arremesso da garrafa, que foi detido.