O ASSUNTO É

PRAÇAS DA PMDF REPUDIAM DESDENHO DE ROLLEMBERG CONTRA POLICIAIS PUNIDOS

Publicado em

A comemoração do governador Rodrigo Rollemberg em torno da punição de policiais militares que fizeram o uso de arma de fogo, para conter as agressões violentas de um grupo de baderneiros armados de paus, pedras e bombas caseiras, durante a última manifestação, ocorrida na Esplanada dos Ministérios, foi vista pela maioria dos policiais militares como um ato “antiético, imoral e desnecessário”


“Peço que meu nome não seja identificado, mas o comportamento desse governador foi antiético, imoral e desnecessário”, disse ao Radar um cabo da Polícia Militar do DF ao criticar a postura de Rollemberg por ter comemorado a punição de um grupo de cinco policiais por se defender das agressões provocadas por uma turba de violentos “black blocks. (Veja Aqui).

O militar que também estava de serviço na manifestação do dia 24 de maio passado, afirmou que os policiais foram enviados para a Esplanada dos Ministérios, totalmente vulneráveis, sem os equipamentos necessários, o que deixou a maior parte da tropa em desvantagem para conter esse tipo de distúrbios.

“O resultado foi à queima dos prédios públicos, além do uso de bombas caseiras e de armas brancas por parte de centenas de baderneiros contra os policiais encurralados tomando uma chuvarada de pedradas. Se tem alguém para ser punido e afastados de suas funções é o governador Rollemberg”, disse o cabo.

Ele disse ainda ao Radar que a punição imposta aos policiais massacrados por , tão comemorada pelo governador Rodrigo Rollemberg na sua página pessoal do facebook, , foi para dá uma satisfação ao um grupo de deputados petistas entre os quais a deputada Erika Kokaiy (PT-DF) que exigindo a expulsão dos policiais.

As manifestações políticas ocorridas na Esplanada dos Ministérios e a falta de equipamentos para conter distúrbios de manifestações violentas têm exposto os policiais militares às agressões violentas por parte de manifestantes.

Na manifestação organizada pelas centrais sindicais contra Michel Temer, governo Rollemberg tinha todas as informações antecipadas de que não iria transcorrer pacificamente. Apesar das informações, a Secretaria de Segurança errou na estratégia de policiamento na Esplanada o que resultou na praça de guerra onde os mascarados incendiaram prédios e saquearam o patrimônio público.

Grande parte dos policiais empregados para a segurança da última manifestação da Esplanada não usava coletes ou qualquer outro tipo de proteção como capacetes. Apenas 5% dos praças, segundo uma fonte da própria Secretaria de Segurança Pública, usavam um estojo de spray de pimenta.

As poderosas armas não letais que a Polícia Militar do Distrito Federal possui foi marcada pela ausência. Os dois “Centurions” blindados que custaram R$ 3,2 milhões, ao governo do DF, em 2013, estavam recolhidos.

Se fossem usados durante a manifestação do dia 24 de maio prédios não seriam incendiados, policiais não seriam espancados e nem o grupo de militares teria feito o uso de arma de fogo para se defender de armas potencialmente letais como pedras e bombas caseiras utilizados pelos baderneiros.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Dinheiro, joias e relógios de luxo: O rastro de corrupção no TJ do Maranhão

O produto criminoso, fruto da corrupção e de lavagem de dinheiro, abarrotava as gavetas dos gabinetes de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Polícia investiga venda ilegal de pedras preciosas no DF

Três pessoas foram presas A investigação continua para determinar a extensão da operação ilegal e identificar outros possíveis envolvidos.

Homem tenta matar amante à bala, joga a arma fora, mas é preso

O caso aconteceu em Ceilândia na madrugada desta segunda-feira. A mulher era amante do agressor. Ela saiu ferida com um tiro no ombro. Ele foi preso em flagrante por policiais militares e vai responder por tentativa de feminicídio.

PM do Rio de Janeiro prende 31 torcedores do Vasco e Flamengo

A operação policial destacou a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança nos dias de jogos e coibir a violência entre torcidas organizadas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»