O ASSUNTO É

POLICIAIS MILITARES CEDIDOS A AGEFIS E SEOPS TERÃO 30 DIAS PARA RETORNAR AOS QUARTÉIS

Publicado em

Grande parte dos 710 policiais, do minguado quadro da PMDF, que trabalha na Agefis e Seops terá 30 dias para retornar aos quartéis, conforme determinação dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal considerou como “desvio de finalidade” os policiais cedidos e o GDF terá também que restituir ao Fundo Constitucional os valores utilizados na remuneração dos PMs, Bombeiros e policiais civis deslocados

Nos últimos 10 anos a Agencia de Fiscalização do Distrito Federal – AGEFIS e a Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal.–SEOPS, se tornaram um quartel com função civil a parte.

A maioria dos funcionários dos dois órgãos do GDF é constituída de policiais militares que não exerce função de segurança pública. Tem PM que virou  fiscal auditor. Quem paga por isso é o Fundo Constitucional. Só a presidente da Agefi, Bruna Pinheiro, utiliza  20 seguranças, todos militares,  para acompanhá-la, até mesmo se for ao supermercado da esquina  onde mora, ali para as bandas do Park Shopping.

Na visão dos ministros do Tribunal de Contas da União a cessão indiscriminada de polícias militares, do Corpo de Bombeiros e da Policia Civil, a órgãos do governo, “causou o esvaziamento dos quadros das forças policiais que deveriam está nas ruas protegendo a população e ocasionou dificuldades no planejamento e execução de políticas de segurança na capital”, argumentou o ministro relator do processo, Bruno Dantas.

Além do mais, segundo o TCU, a cessão dos funcionários de segurança está em desacordo com diversas legislações. Ele chegou a comparar o DF com uma “empresa de locação de mão-de-obra”. Em meados de 2015, apenas na PM, havia 710 policiais cedidos. Segundo levantamento do IBGE, em 2014, o efetivo total da corporação era de 14.345 homens.

Em 2017, a tropa da PMDF encolheu para pouco mais de 11 mil homens. Aliada a esta situação de pouco efetivo da corporação militar, a criminalidade cresceu vertiginosamente no Distrito Federal nestes últimos dois anos de governo Rollemberg. A população está sitiada por causa das ações dos criminosos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo estreia bem e vence Talleres na Argentina pela Libertadores

Tradição não se discute. E foi com essa premissa que o São Paulo levou a melhor contra o Talleres, em Córdoba, na noite desta...

Mais Radar

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.