O ASSUNTO É

Polícia investiga quem fez e quem está distribuindo “calendário fake” de vacinação no DF

Publicado em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deu início a uma investigação e deve chegar aos autores e distribuidores de um “calendário fake”, envolvendo a campanha de imunização para prevenção a doença causada pelo coronavírus.

A mensagem traz supostas datas em que pessoas com mais de 18 anos serão imunizadas no DF.

De acordo com a  Secretaria de Saúde (SES), o calendário de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal que circula nas redes sociais e grupos de está Whatsapp é falso, confunde a população e que o caso já está sendo averiguado pela Polícia Civil.

A SES segue imunizando, neste momento, pessoas com 69 anos ou mais em 47 pontos de vacinação, que funcionam em unidades básicas de saúde e em drive-thrus.

A imunização para quem tem menos de 69 anos será divulgada quando houver possibilidade de ampliar a vacinação, o que depende da chegada de mais doses.

Todas as informações referentes à campanha no Distrito Federal são divulgadas diariamente na página Vacina DF.

A veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde, por meio de redes sociais, blogs, sites ou aplicativos de mensagens, podem trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva.

O que recomenda a Secretaria de Saúde do DF:

No enfrentamento das chamadas fake news, deve-se aprender a filtrar as notícias e saber em quais veículos confiar.

Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido.

Se receber alguma informação sobre a SES e achar que é falsa, pode remetê-la pelo aplicativo WhatsApp no telefone (61) 99252-3540.

O canal não funciona como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou para tirar dúvidas dos usuários.

É um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira nas redes sociais do GDF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Dinheiro, joias e relógios de luxo: O rastro de corrupção no TJ do Maranhão

O produto criminoso, fruto da corrupção e de lavagem de dinheiro, abarrotava as gavetas dos gabinetes de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Polícia investiga venda ilegal de pedras preciosas no DF

Três pessoas foram presas A investigação continua para determinar a extensão da operação ilegal e identificar outros possíveis envolvidos.

Homem tenta matar amante à bala, joga a arma fora, mas é preso

O caso aconteceu em Ceilândia na madrugada desta segunda-feira. A mulher era amante do agressor. Ela saiu ferida com um tiro no ombro. Ele foi preso em flagrante por policiais militares e vai responder por tentativa de feminicídio.

PM do Rio de Janeiro prende 31 torcedores do Vasco e Flamengo

A operação policial destacou a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança nos dias de jogos e coibir a violência entre torcidas organizadas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»