A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deu início a uma investigação e deve chegar aos autores e distribuidores de um “calendário fake”, envolvendo a campanha de imunização para prevenção a doença causada pelo coronavírus.
A mensagem traz supostas datas em que pessoas com mais de 18 anos serão imunizadas no DF.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o calendário de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal que circula nas redes sociais e grupos de está Whatsapp é falso, confunde a população e que o caso já está sendo averiguado pela Polícia Civil.
A SES segue imunizando, neste momento, pessoas com 69 anos ou mais em 47 pontos de vacinação, que funcionam em unidades básicas de saúde e em drive-thrus.
A imunização para quem tem menos de 69 anos será divulgada quando houver possibilidade de ampliar a vacinação, o que depende da chegada de mais doses.
Todas as informações referentes à campanha no Distrito Federal são divulgadas diariamente na página Vacina DF.
A veiculação e compartilhamento de informações falsas na área da saúde, por meio de redes sociais, blogs, sites ou aplicativos de mensagens, podem trazer consequências sérias à saúde individual e coletiva.
O que recomenda a Secretaria de Saúde do DF:
No enfrentamento das chamadas fake news, deve-se aprender a filtrar as notícias e saber em quais veículos confiar.
Recebeu uma notícia suspeita? Desconfie e, na dúvida, não compartilhe! A página Saúde Sem Fake News foi criada para que esse tipo de conteúdo possa ser checado e devidamente esclarecido.
Se receber alguma informação sobre a SES e achar que é falsa, pode remetê-la pelo aplicativo WhatsApp no telefone (61) 99252-3540.
O canal não funciona como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou para tirar dúvidas dos usuários.
É um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira nas redes sociais do GDF.
Você precisa fazer login para comentar.