O ASSUNTO É

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na casa do ministro Ricardo Salles

Publicado em

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira na operação Akuanduba.

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do Ibama, Eduardo Bim, foi afastado do cargo. Moraes autorizou ainda a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles.

Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro Salles em São Paulo, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará.

A operação investiga suspeitas de crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando por agentes públicos e empresários do setor madeireiro

Moraes suspendeu ainda despacho do Ibama, de 2020, que, segundo a PF, permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações.​ Essa medida permitiu a regularização, segundo a PF, de cerca de 8 mil cargas de madeira ilegal.

O nome de Akuanduba faz referência a divindade dos índios Araras, que habitam o Pará.

A investigação é baseada em dados fornecidos por autoridades de outros países sobre possíveis desvios de conduta de servidores públicos durante o processo de exportação de madeira.

Ricardo Salles foi denunciado pelo ex-chefe da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, também por advocacia administrativa, prevaricação.

A denúncia custou o cargo a Saraiva, que foi demito. O delegado da PF acusou Salles de agir em favor de madeireiros que cometem crimes ambientais na Amazônia.

A operação contra o ministro Ricardo Salles (foto) e outros nove agentes públicos, foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Dinheiro, joias e relógios de luxo: O rastro de corrupção no TJ do Maranhão

O produto criminoso, fruto da corrupção e de lavagem de dinheiro, abarrotava as gavetas dos gabinetes de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Polícia investiga venda ilegal de pedras preciosas no DF

Três pessoas foram presas A investigação continua para determinar a extensão da operação ilegal e identificar outros possíveis envolvidos.

Homem tenta matar amante à bala, joga a arma fora, mas é preso

O caso aconteceu em Ceilândia na madrugada desta segunda-feira. A mulher era amante do agressor. Ela saiu ferida com um tiro no ombro. Ele foi preso em flagrante por policiais militares e vai responder por tentativa de feminicídio.

PM do Rio de Janeiro prende 31 torcedores do Vasco e Flamengo

A operação policial destacou a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança nos dias de jogos e coibir a violência entre torcidas organizadas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»