O ASSUNTO É

Polícia faz operação contra grupo suspeito de invadir sites do GDF

Publicado em

Foi deflagrada na manhã dessa quinta-feira (7), uma operação contra um grupo suspeito de hackear servidores do governo do DF.

O crime ocorreu em março deste ano. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu um mandado de busca e apreensão em Paranaguá, no Paraná.

A Policia informou que os suspeitos alteraram páginas na internet ligadas a serviços públicos prestados em Brasília, inserindo figuras e frases sobre o confronto da Rússia contra a Ucrânia.

Além disso, eles publicaram, nas páginas do governo, um texto chamando os “engravatados de Brasília” de “vermes parasitas”.

Algumas testemunhas já ouvidas pela Polícia contam que, durante a invasão não houve acesso a dados sigilosos e que medidas foram tomadas para impedir novos ataques.

De acordo com a PCDF, o grupo é conhecido por realizar ataques hackers a sites de governos de diversos estados, como Paraná, Amazonas, Goiás e Rio Grande do Sul, há três anos.

Ainda segundo a corporação, os suspeitos deixavam marcas de autoria das invasões. No ataque ao sites da Secretaria de Saúde e do governo do Distrito Federal, eles usaram a imagem de um palhaço.

A figura tinha uma bandeira dos Estados Unidos pintada na testa, segurando uma arma em uma das mãos e uma carta de baralho na outra.

Segundo eles, a invasão foi possível graças a um “plugin desatualizado”. E ainda escreveram: “Alguém chama a equipe de TI [tecnologia da informação] do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para cuidar desse servidor aqui. Com certeza ficará inhackeavel”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Qualifica DF Móvel oferece mais de mil vagas para qualificação profissional

O Projeto QualificaDF Móvel segue com as inscrições abertas para a 7ª Etapa com 1.012 vagas. Os interessados neste 3º Ciclo podem preencher o...

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.