Foi deflagrada na manhã dessa quinta-feira (7), uma operação contra um grupo suspeito de hackear servidores do governo do DF.
O crime ocorreu em março deste ano. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu um mandado de busca e apreensão em Paranaguá, no Paraná.
A Policia informou que os suspeitos alteraram páginas na internet ligadas a serviços públicos prestados em Brasília, inserindo figuras e frases sobre o confronto da Rússia contra a Ucrânia.
Além disso, eles publicaram, nas páginas do governo, um texto chamando os “engravatados de Brasília” de “vermes parasitas”.
Algumas testemunhas já ouvidas pela Polícia contam que, durante a invasão não houve acesso a dados sigilosos e que medidas foram tomadas para impedir novos ataques.
De acordo com a PCDF, o grupo é conhecido por realizar ataques hackers a sites de governos de diversos estados, como Paraná, Amazonas, Goiás e Rio Grande do Sul, há três anos.
Ainda segundo a corporação, os suspeitos deixavam marcas de autoria das invasões. No ataque ao sites da Secretaria de Saúde e do governo do Distrito Federal, eles usaram a imagem de um palhaço.
A figura tinha uma bandeira dos Estados Unidos pintada na testa, segurando uma arma em uma das mãos e uma carta de baralho na outra.
Segundo eles, a invasão foi possível graças a um “plugin desatualizado”. E ainda escreveram: “Alguém chama a equipe de TI [tecnologia da informação] do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para cuidar desse servidor aqui. Com certeza ficará inhackeavel”.