Durante uma operação, na tarde dessa terça-feira (8), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu diversos materiais que fazem apologia ao nazismo.
A ação teve como alvo um estúdio de tatuagem em Ceilândia.
De acordo com a Polícia, entre os materiais apreendidos, estão quadros, livros, bandeiras, acessórios e roupas com símbolos nazistas, como a cruz suástica, e imagens do ditador alemão Adolf Hitler. Facas, um soco-inglês e uma espada também foram encontrados pelos agentes.
Não houve mandado de prisão. No entanto, segundo o delegado Luiz Gustavo Neiva, uma pessoa prestou depoimento na 23ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso, e foi liberada.
Práticas que façam qualquer tipo de apologia ao nazismo, com símbolos, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime é crime no Brasil, sujeito à pena de reclusão.
A Llei 7.716/1989 também considera crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Bem como fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, que tenham qualquer relação com o nazismo.