O clima tenso que vem aumentando dentro dos presídios de todo o país, levou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério da Justiça, a providenciar nesta sexta-feira (29), a compra de granadas, munições não letais e spray de pimenta para evitar “motins e rebeliões”, durante a pandemia do novo coronavírus.
LEIA MAIS
Eficiência do governador Ibaneis Rocha, faz o DF ter a menor taxa de letalidade por Covid-19 do país
O Depen informa em nota que a compra dos “armamentos de menor potencial ofensivo tem o objetivo de atender a pedidos dos secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e do Distrito Federal.
Adval Cardoso de Matos, secretário de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal confirmou que os presídios do DF estão em alerta. O aumento dos casos de coronavírus no sistema penitenciário aumentou a tensão nas cadeias.
LEIA AINDA
VEJA A NOTA DO DEPEN
“A compra de instrumentos de menor potencial ofensivo visa atender às solicitações dos Secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e Distrito Federal.
Os armamentos não letais, são certificados pelo Exército Brasileiro e possuem aplicação adequada ao ambiente prisional, visam o reforço da segurança intramuros dos presídios estaduais. Diante das medidas adotadas por conta da pandemia do coronavírus, a aquisição auxiliará nas ações de prevenção e contenção de eventuais motins e rebeliões nas unidades penais de todo o país.
Após a conclusão da compra, os equipamentos serão distribuídos com base na demanda de cada estado, número de estabelecimentos penais e população carcerária. Um dos objetivos é preservar a segurança da pessoa privada de liberdade.”