O ASSUNTO É

OPERAÇÃO PEQUIM| PCDF prende quadrilha que furtava casas de chineses no DF

Publicado em

A Divisão de Repressão a Roubos e Furtos – DRF, da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Corpatri, deflagrou nesta quarta-feira (18), a Operação Pequim e prendeu preventivamente três pessoas que furtavam casas de chineses em todo o Brasil.

Todos os presos foram indiciados por associação criminosa e sete delitos de furto qualificado.  Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

As medidas de prisão e busca foram cumpridas na cidade de São Paulo/SP e contaram com o apoio de policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais – DEIC da Polícia Civil do Estado de São Paulo – PCSP.

Entre os presos, há dois sujeitos procurados pela Polícia Civil de Minas Gerias pela prática de idênticos furtos a famílias chinesas.

Conforme apurado, os presos furtaram pelo menos sete apartamentos de famílias chinesas no Distrito Federal, nas regiões do Sudoeste, Cruzeiro e Guará. Ao todo, foram subtraídos mais de R$ 100 mil das vítimas.

Baseada em São Paulo/SP, a associação criminosa especializou-se no ataque a apartamentos de chineses em todo o País.

O grupo atuava desde 2015 e já havia praticado furtos nos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e Minas Gerais.

Nos furtos do Distrito Federal, os criminosos se valeram de veículos alugados na cidade de São Paulo. Eles se passavam por parentes dos chineses e enganavam os porteiros dos prédios. Em seguida, arrombavam as portas dos apartamentos.

A Operação Pequim é desdobramento da Operação Chengdu, deflagrada pela DRF/Corpatri em maio deste ano. À época, foram presos nove criminosos. As prisões ocorreram nos estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina.

Entre os anos de 2016 e 2020, os alvos da Operação Chengdu furtaram 18 apartamentos no Distrito Federal. Todos têm conexão com os criminosos presos na manhã desta quarta-feira (18).

Com informações da PCDF

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.