A Naja kaouthia, a cobra que ganhou fama com mais de 100 mil seguidores, somados no Twitter e Instagram, continua despejando veneno em Brasília e atemorizando muita gente. Nos últimos 15 dias a serpente ajudou a desbaratar uma quadrilha de traficantes de animais silvestres, derrubou o comandante e o sub do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), fez um funcionário perder o emprego no Ibama e está de olho nos gastos do Zoológico de Brasília.
Desde o dia da picada que deu no seu principal carcereiro, o estudante Pedro Henrique Santos Krambek Lehmkul, de 22 anos, que o caso da Naja kaouthia, a serpente mais venenosa do mundo, ganhou fama na polícia e nas redes sociais.
Nos últimos 38 dias de sua descoberta, depois que injetou o seu poderoso veneno no braço de Pedro Henrique, que chegou a ficar preso temporariamente, a Naja não parou mais de apontar o caminho que levaria a Polícia Civil do Distrito Federal a desbaratar uma quadrilha acusada de tráfico internacional de animais silvestres.
Em poder do grupo foram apreendidas mais 16 serpenteantes e outros animais exóticos.
As investigações levaram a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) a encontrar três tubarões, sete serpentes, uma moreia e um lagarto teiú, em uma chácara na Colônia Agrícola Samambaia.
Uma jiboia arco-íris, foi encontrada em um apartamento de propriedade de um servidor do Poder Judiciário que tem ligações com o estudante Pedro Henrique.
O último estrago feito pela serpente causou a exoneração do comandante e o subcomandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Nem o zoológico de Brasilia quer ficar mais com a Naja . Todos querem ficar longe dela. Desde a sua chegada o animalzinho sem barriga que aguenta ficar até 15 dias sem comer já consumiu mais de R$1.000 entre medicamentos e alimentação.
Enquanto isso, os perfis da venenosa crescem nas redes sociais. Em meio ao cenário de tantas outras cobras que serpenteiam a capital do país, a Naja faz sucesso em nome da lei, mais de 100 mil pessoas seguem a kaouthia pelos perfis @najadebsb, @cobranajabsb e @najaofcial. Um ensaio fotográfico da serpente também é um grande sucesso. Veja: