Convocado como testemunha, o jogador Neymar Jr. prestou depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na tarde desta quarta-feira (1º). O principal atacante da seleção brasileira foi ouvido em diligência que apura crimes de extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Polícia, “a testemunha estava acompanhada de advogados, e o depoimento foi colhido por videoconferência. Ele contribuiu com as investigações, que seguem em sigilo”, diz os investigadores em nota.
Segundo a PCDF, o atleta que faz parte do elenco do Paris Saint-Germain (PSG), aparece em fotos nas redes sociais com um homem suspeito de lavagem de dinheiro e agiotagem.
Três pessoas foram presas na Operação Huitaca, na última sexta-feira (27). O principal mentor do esquema é o empresário Eduardo Rodrigues Silva, que segue em prisão preventiva.
Além de usar criminosos como laranjas para movimentar grandes quantias em dinheiro vivo, Eduardo é conhecido por vender joias a jogadores do futebol. Neymar foi intimado pela a explicar a relação com o principal suspeito.
Conforme as investigações, Eduardo entregou a Neymar uma corrente de ouro e diamantes e um anel de ouro e pedras preciosas. O suposto empresário também teria viajado a Paris para participar da festa de aniversário do jogador.