O ASSUNTO É

Morador de rua do DF descobre que tinha nome usado para lavar dinheiro de narcotráfico

Publicado em

A segunda fase da Operação Sistema descobriu que um morador de rua, que também é dependente químico foi usado como laranja em um esquema milionário para lavar dinheiro. De acordo com a Polícia Civil do DF (PCDF), o crime é proveniente da venda de cocaína, traficada em vários estados do país.

A ação foi executada nessa segunda-feira (25), pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord). A investigação é focada na rede criminosa, que contava com empresas fantasmas e movimentações financeiras, percorrendo contas abertas em nome de terceiros.

Dentre as descobertas, a polícia identificou duas empresas fantasmas, que teriam sido abertas em Planaltina (DF). Elas integravam um espécie de “pool”, que lavava dinheiro do tráfico de todo o Brasil, inclusive de favelas cariocas.

Os investigados tinham o DF como base do esquema, e também utilizaram uma estrutura desenvolvida por um bando de Minas Gerais. O esquema foi desarticulado pela Polícia Civil mineira, durante a Operação Washing, no ano passado.

A empresa recebeu R$ 3 milhões de outras fantasmas, em nome da vítima. Cerca de R$ 70 mil também foram enviados para a firma, por um traficante de Formosa (GO), preso por organização criminosa e envolvimento com o Comando Vermelho.

As contas abertas em nome do homem em situação de rua do Distrito Federal eram operadas por pessoas que cuidam de um mercado em Planaltina. Segundo a vítima, ele conheceu os proprietários por meio de um contador.

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Além do bloqueio de 14 contas bancárias, foram apreendidos documentos, bens de luxo como relógios Rolex e quatro veículos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Música: Projeto oferece curso gratuito a jovens de São Sebastião

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a seletiva do projeto Eu Sou Músico, que oferece formação musical aos participantes.

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.