O ASSUNTO É

Criminosos se passavam por ministros de Lula para aplicar golpes

Publicado em

Nesta terça-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação com o objetivo de investigar um grupo suspeito de se passar por ministros do governo Lula (PT) para aplicar golpes.

Os criminosos utilizavam os nomes de Juscelino Filho, ministro das Comunicações, Camilo Santana, ministro da Educação, Renan Filho, ministro dos Transportes, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

A ação da Polícia Civil teve como objetivo cumprir oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB), onde os suspeitos estavam agindo.

De acordo com as investigações, os criminosos criavam perfis falsos no aplicativo de mensagens WhatsApp, utilizando fotos e informações do primeiro escalão do poder Executivo.

Após criar os perfis falsos, os estelionatários entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para solicitar ajuda, principalmente de natureza financeira, em determinadas situações.

Utilizando o nome e a credibilidade dos ministros, os golpistas buscavam convencer as vítimas a enviar dinheiro ou conceder benefícios ilícitos.

A investigação revelou que o grupo agia de maneira organizada e sofisticada, conseguindo enganar diversas pessoas por meio dessa prática criminosa.

A Polícia Civil destacou a importância de se manter atento a esse tipo de golpe, ressaltando a necessidade de verificar cuidadosamente a identidade dos interlocutores antes de fornecer qualquer tipo de informação pessoal ou realizar transações financeiras.

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Museu de Arte terá atividades gratuitas para celebrar o aniversário da capital

O Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para comemorar os 65 anos de Brasília. O espaço oferece uma série de...

Mais Radar

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

PF investiga empresa de Tabanez por fraudes em licitações no DF

A Polícia Federal e a CGU realizam operação contra fraudes em licitações no DF. A empresa R7 Facilite, de Carlos Tabanez, é alvo da investigação, que aponta uso de 'laranjas' e manipulação de contratos públicos. Mandados de busca foram cumpridos.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.