O ASSUNTO É

Criminosos se passavam por ministros de Lula para aplicar golpes

Publicado em

Nesta terça-feira (7), a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação com o objetivo de investigar um grupo suspeito de se passar por ministros do governo Lula (PT) para aplicar golpes.

Os criminosos utilizavam os nomes de Juscelino Filho, ministro das Comunicações, Camilo Santana, ministro da Educação, Renan Filho, ministro dos Transportes, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

A ação da Polícia Civil teve como objetivo cumprir oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB), onde os suspeitos estavam agindo.

De acordo com as investigações, os criminosos criavam perfis falsos no aplicativo de mensagens WhatsApp, utilizando fotos e informações do primeiro escalão do poder Executivo.

Após criar os perfis falsos, os estelionatários entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para solicitar ajuda, principalmente de natureza financeira, em determinadas situações.

Utilizando o nome e a credibilidade dos ministros, os golpistas buscavam convencer as vítimas a enviar dinheiro ou conceder benefícios ilícitos.

A investigação revelou que o grupo agia de maneira organizada e sofisticada, conseguindo enganar diversas pessoas por meio dessa prática criminosa.

A Polícia Civil destacou a importância de se manter atento a esse tipo de golpe, ressaltando a necessidade de verificar cuidadosamente a identidade dos interlocutores antes de fornecer qualquer tipo de informação pessoal ou realizar transações financeiras.

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e organização criminosa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Dinheiro, joias e relógios de luxo: O rastro de corrupção no TJ do Maranhão

O produto criminoso, fruto da corrupção e de lavagem de dinheiro, abarrotava as gavetas dos gabinetes de desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Polícia investiga venda ilegal de pedras preciosas no DF

Três pessoas foram presas A investigação continua para determinar a extensão da operação ilegal e identificar outros possíveis envolvidos.

Homem tenta matar amante à bala, joga a arma fora, mas é preso

O caso aconteceu em Ceilândia na madrugada desta segunda-feira. A mulher era amante do agressor. Ela saiu ferida com um tiro no ombro. Ele foi preso em flagrante por policiais militares e vai responder por tentativa de feminicídio.

PM do Rio de Janeiro prende 31 torcedores do Vasco e Flamengo

A operação policial destacou a necessidade de medidas preventivas para garantir a segurança nos dias de jogos e coibir a violência entre torcidas organizadas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação