Para aqueles que querem aproveitar o feriado de carnaval longe da folia dos blocos de rua, os parques de Brasília oferecem diferentes atrativos, como locais para práticas esportivas, área de piquenique, trilha e espaços para contemplar a vegetação típica do Centro-Oeste, o Cerrado. Em algumas unidades de conservação, há piscinas para crianças e adultos e cachoeiras.
Distrito Federal conta com 73 parques criados por decreto, administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Apesar de a maioria não ter sido implementada, 24 unidades estão aptas à visitação do público. Outras têm administração própria, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, como o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico de Brasília. A Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo é responsável pelo Parque da Cidade, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do governo federal, pelo Parque Nacional de Brasília. O Taguaparque, em Taguatinga, e o Parque de Uso Múltiplo Burle Marx, este em construção no Noroeste, ficam a cargo de administrações regionais.
Jardim Botânico de Brasília
Com 5 mil hectares, dos quais 526 abertos à visitação, estão à disposição do visitante o herbário Ezechias Paulo Heringer e a coleção de plantas secas; um orquidário com mais de mil espécies; e o Jardim de Cheiros, ou Jardim Sensorial, com plantas medicinais, aromáticas e comestíveis. É possível fazer visitas guiadas previamente agendadas.
PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NO CARNAVAL
No esforço de combater a violência contra crianças e adolescentes no DF, foi lançada, na tarde desta quinta-feira (4), a edição 2016 da Campanha Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval — promovida anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos —, com o lema: “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”.
A solenidade, na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga, é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). O grupo de Break Furius D, formado por adolescentes da Estrutural, fez uma apresentação especialmente para a data.
“Nosso objetivo principal é sensibilizar a população sobre a violação dos direitos dos jovens”, informou o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo. De acordo com o titular da pasta, apesar de a atenção para o tema ser diária, a preocupação é redobrada durante o carnaval. “Há muitas aglomerações e multidões, o que favorece cenários de abuso sexual e de trabalho infantil”, acrescentou o secretário.
DER ALTERA HORÁRIOS DE INVERSÕES DE PISTAS NO DF DURANTE FERIADO
Durante a segunda (8) e a terça-feira (9), devido ao feriado prolongado de carnaval, a DF-003 (descida do Colorado) não terá a faixa reversa. Apenas na quarta-feira (10), no período da tarde, das 17h30 às 19h45, no sentido Planaltina, é que a faixa vai ser revertida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na quinta-feira (11) a ação ocorre normalmente pela manhã, das 6 às 9 horas, e à tarde.
A via Estrutural, DF-095, também não sofrerá a inversão de tráfego nesses dois dias. Na quarta-feira à tarde, no sentido Taguatinga, a pista será fechada para a inversão, das 17h30 às 19h15. Na quinta-feira pela manhã, haverá a operação normal, no sentido Plano Piloto, das 6 às 9 horas.
O Eixão do Lazer — que fecha o Eixo Rodoviário Sul-Norte das 6 às 18 horas aos domingos e feriados — terá horários diferentes dos habituais para reabertura da pista para veículos. No domingo (7) e na terça-feira (9), a abertura será realizada pelo DER assim que o movimento dos blocos terminar, tendo como limite o horário das 6 horas. Já no Eixo Norte não haverá alterações, a via será aberta para o fluxo de carros às 18 horas.
De acordo com o DER, as alterações não prejudicarão o trânsito nos locais, pois o número de veículos diminuirá durante a folia de carnaval.
METRÔ-DF AJUSTA HORÁRIOS DURANTE O CARNAVAL
Para se adequar à programação dos principais blocos de rua do carnaval brasiliense, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) mudou os horários de funcionamento no fim de semana prolongado. No sábado (6), os trens circularão das 7h30 à 0h30. No domingo (7), começarão a rodar às 15 horas e seguirão até as 3 horas de segunda-feira (8). Durante o dia 8, os passageiros poderão utilizar o transporte das 11 à 1 hora de terça-feira (9). No dia 9, o funcionamento será das 15 às 3 horas da Quarta-Feira de Cinzas (10). No dia 10, os trens sairão das 11 horas às 22h30.
Até a meia-noite, haverá embarque e desembarque nas Estações Central, Galeria, 102, 108, 112, 114, Shopping, Feira, Guará, Arniqueiras, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia. Depois desse horário, o embarque poderá ser feito apenas nas Estações Central e Galeria. O desembarque ocorrerá nas Estações 102, 108, 112, 114, Shopping, Feira, Guará, Arniqueiras, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.
Do sábado (6) à Quarta-Feira de Cinzas (10), as Estações Asa Sul, Concessionárias, Centro Metropolitano, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia ficarão fechadas.
Postado por Radar/ Fonte: Agencia Brasilia

