O ASSUNTO É

AJAB: ESTACIONAMENTO DA AVENIDA COMERCIAL DO JARDIM BOTÂNICO SERÁ RECUPERADO

Publicado em

DERAJABO Departamento de Estrada e Rodagem (DER), dará início na próxima segunda-feira, nas obras do estacionamento da avenida comercial do Jardim Botânico. A construção do estacionamento é em atendimento a uma reivindicação feita pela Associação dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB) e da Associação Comercial.

                                                                     

LETRA De acordo com o presidente da Ajab, Claudemir Pita, a construção do estacionamento público utilizando toda a extensão da avenida comercial irá disciplinar o trânsito, bem como irá dar sobrevida ao comércio local que ao longo dos anos tem sido penalizado por falta de um estacionamento decente e sinalizado.

“Na verdade o que temos hoje é um pardieiro que provoca uma enorme confusão no trânsito o que leva os consumidores deixarem de fazer suas compras no comércio local optando pelo comércio do Lago Sul ou de São Sebastião”, disse Claudemir Pita.


 CONSEG/TORORÓ VOLTA SE REUNIR NO PRÓXIMO DIA 10 PARA ENCAMINHAR DEMANDAS

VIVILETRA O NOVOConselho de Segurança do Tororó vai se reunir no próximo dia 10 (quinta-feira), a partir das 19 horas , para definir novas pautas de demandas e cobrar outras que foram reivindicadas na ultima reunião com o objetivo de melhorar a operacionalização da segurança publica no bairro. A presidente do Conseg, Viviane Fidélis destaca duas importantes ações que foram cumpridas pelo GDF: a limpeza e poda de mato que vem sendo realizado pelo Departamento de Estrada e Rodagem para melhorar a visibilidade dos motoristas e o compromisso do órgão de implantar pardais de velocidade ao longo da DF-140.

Na última ata encaminhada ao governo os conselheiros reclamaram a ausência de autoridades na ultima reunião a exemplo dos administradores de santa Maria e de São Sebastião. Ambos já comunicaram que se farão presentes na reunião marcada para o próximo dia 10. O Conseg vai insistir, segundo Viviane Fidélis na construção de um posto policial e na construção da sede do Conseg dentro do Parque Distrital Salto do Tororó.

O parque foi implantado por meio da compensação ambiental dos condomínios da Região, mas sofre com a falta de equipamentos públicos como quiosques, sanitários, estacionamento, trilhas e aluguel de bicicletas. “Temos um parque, mas precisamos dar vida a ele e assegurar o acesso a população. Quem pode garantir a preservação de tudo isso é a presença de um posto policial e o próprio Conseg por representar os interesses da comunidade”, defende Viviane.

Ela elogiou o deputado Ivonildo de Lira (PHS), por ter destinado uma emenda no valor de R$ 2 milhões do orçamento do GDF para ser aplicado no Tororó. “Vamos procurar o parlamentar para que junto possamos encaminhar as nossas prioridades como na melhoria das vias de acessos ao condomínios e a completa iluminação de todo o bairro”, afirmou Viviane.


CÂMARA LEGISLATIVA DEBATE DIREITOS DOS PERMISSIONÁRIOS DE ÁREAS PÚBLICAS DO DF

chico vigilnteLETRA Anunciado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), as Parcerias Público Privadas (PPPs) , que causam apreensão na população, estarão na pauta da Câmara Legislativa do DF, no próximo dia 3 de março a partir das 15h. O deputado Chico Vigilante(PT) vai promover uma Comissão Geral para debater os direitos dos permissionários de áreas públicas em locais que serão administrados pelas PPPs. As parcerias têm sido usadas por vários governantes como alternativas para a viabilização de projetos de infraestrutura nas grandes cidades.

Em 20 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do DF a relação das empresas interessadas na chamada pública promovida pelo GDF (clique aqui e confira as empresas interessadas). A exploração de áreas como: Centro de Convenções (imagem da capa), Parque da Cidade, Parque de Exposições da Granja do Torto, as torres de TV e Digital e o Jardim Zoológico de Brasília são cobiçados por várias empresas.

Na tentativa de viabilizar o projeto, o GDF constituiu uma comissão especial para estudar as áreas que serão destinadas à licitação. Para Vigilante, é importante que este processo tenha ampla transparência. “A população precisa saber se, para entrar no Parque da Cidade, por exemplo, haverá cobrança de ingressos”, questionou.

“Também é importante sabermos o que será feito com as pessoas que já gozam de permissão para operar nas áreas licitadas”, completou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vai de Graça registra mais de 2,4 milhões de acessos nos ônibus e metrô durante o Carnaval

Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do DF registrou grande movimentação de passageiros, pelo programa Vai de Graça por quatro...

Mais Radar

Cabo é encontrada carbonizada e soldado admite crime no Exército

A morte da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos,...

PF deflagra operação contra Moriá; parlamentares do DF estão na mira

Operação Korban da PF investiga desvio de dinheiro público em emendas parlamentares do DF para a Associação Moriá. Projetos gamers e suspeitas de fraude estão sob apuração.

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.