Nesta terça-feira (7), policiais civis da 14ª DP (Gama) prenderam, após monitoramento de inteligência, um homem de 36 anos suspeito de ter praticado os crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Segundo a delegacia, o suspeito tinha mandado de prisão em aberto e era considerado foragido. Ele foi alvo de operação deflagrada pela Polícia Federal no Estado de Rondônia no ano de 2016, ocasião em que foram apreendidos 131kg de entorpecentes, R$ 365 mil em espécie, vários veículos e armas de fogo.
De acordo a investigação, o suspeito e os demais integrantes do grupo criminoso adquiriam grande quantidade de drogas na cidade boliviana de Guayaramerín e, em seguida, transportavam as substâncias, em carros e caminhões, para várias cidades brasileiras cujo comércio ilegal de drogas era abastecido pelo grupo.
Além do tráfico de drogas, os integrantes da associação criminosa também financiavam o garimpo ilegal na região Norte do país.
Verificou-se, ainda, que o suspeito preso nesta terça-feira também é investigado pela prática de crimes no Estado do Ceará e no Estado do Rio de Janeiro.
No momento da abordagem realizada pelos policiais civis, que ocorreu em Ceilândia Norte, o suspeito apresentou-se aos agentes utilizando documento falso, razão pela qual, além de ter sido cumprido o mandado de prisão que estava em aberto, também foi lavrado auto de prisão em flagrante pela prática do crime de uso de documento falso.
Assessoria de Comunicação/DGPC