Uma mulher foi presa em flagrante na noite desta quinta-feira (5) em frente ao Norte Shopping, no Cachambi, na Zona Norte do Rio, por racismo. Luciene Braga, de 33 anos, chamou uma mulher negra de “macaca mal educada” enquanto a vítima esperava uma amiga na porta do estabelecimento e falava ao telefone. Após ver a reação das testemunhas, a agressora fugiu para dentro o shopping e se escondeu no banheiro.
Ao sair, foi conduzida pelos seguranças até a cabine de polícia que fica em frente ao estabelecimento e atacou um deles: “Tá com raiva porque tu é negro ?”. Em seguida, ameaçou os seguranças e as testemunhas, dizendo que eles “pagariam por tudo que estão fazendo” e que “não adianta armar cilada”.
Uma das testemunhas, a estudante de direito Nathália Hybner, de 21 anos, filmou toda a ação a partir desse momento.
Ela publicou parte do vídeo em seu perfil no Twitter, onde um internauta acusou Luciene de ter cometido o mesmo ato contra um ambulante no ano passado, em Caxias. Nathália conta que, ao ver a câmera, a mulher a agrediu tentando derrubar o celular.
Em seguida, a estudante contou que todos ficaram na cabine, onde só havia um policial, esperando uma viatura chegar. Ela ligou para o pai, que a acompanhou até a delegacia. Outras três testemunhas e a amiga da vítima, que era aguardada por ela na porta do shopping quando tudo ocorreu, também se dirigiram à 23ª DP (Méier). A acusada foi levada na viatura policial.
Em nota, a Polícia Civil confirmou que Luciene foi presa em flagrante pelo crime de racismo. Ela, a vítima e uma testemunha prestaram depoimento na 21ª DP (Bonsucesso) e a acusada foi encaminhada ao sistema prisional. A instituição não respondeu, porém, se este é o primeiro registro de racismo na ficha criminal da agressora.