O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap) entregaram, na manhã desta segunda-feira, dia 18, melhorias estruturais e equipamentos de segurança para o Semiaberto de Luziânia, unidade pertencente à 3ª Regional Prisional do Entorno da Dgap.
Postado por RADAR-DF
Na ocasião, a unidade recebeu cem colchões, quatro revólveres, dez lanternas, dez algemas e uma viatura operacional. Quatro celas foram construídas com recursos da Dgap, em parceria com Poder Judiciário local.
A solenidade marcou também a entrega de uma nova área de triagem ao Semiaberto para recepção e cadastramento dos novos reeducandos que chegam para cumprimento de pena.
De acordo com a direção da unidade, as quatro novas celas têm capacidade para receber 60 reeducandos. Já a área de triagem, segundo o diretor do Semiaberto de Luziânia, Vitor Ferreira, vai proporcionar melhor atendimento aos detentos que chegam ao local e garantir maior segurança aos trabalhos realizados pelos agentes plantonistas.
Para o diretor-Geral de Administração Penitenciária, Wellington Urzêda, as novas entregas ao Semiaberto de Luziânia representam um avanço em direção à ressocialização proposta pela Lei de Execução Penal.
“A melhoria das instalações dos presídios de Goiás, em parceria com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos, impacta em uma maior eficiência dos procedimentos de segurança e amplia as condições de ações de reintegração social, em consonância com a política penitenciária instituída pelo governador Ronaldo Caiado”, afirma Urzêda.
Semiaberto
O estabelecimento, que recebeu os primeiros reeducandos em 2005, proporciona direitos básicos baseados no princípio da dignidade da pessoa humana, oferece alimentação e dormitórios aos detentos da unidade, os quais têm o direito de trabalhar ou participarem de cursos durante o dia e pernoitarem no local.
Inaugurações
Seguindo as diretrizes governamentais instituídas na atual gestão, que busca proporcionar maiores avanços na valorização do setor da segurança pública, recentemente foram inauguradas novas celas na UP de Mineiros e uma nova ala feminina na UP de Jataí.