O ASSUNTO É

GOVERNO ANUNCIA PAGAMENTO DE RETROATIVO EM 2017

Publicado em

BURITI INTROEm conversa com sindicalistas na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio do Buriti, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar alternativas de aumento de receitas que possibilitem o pagamento do retroativo referente à última parcela dos reajustes concedidos na gestão passada a 32 categorias de servidores públicos. Com a proposta, o governo assegura que os direitos dos trabalhadores serão preservados.

Caso surjam fontes extras de arrecadação, os retroativos — de setembro de 2015 a setembro de 2016 — serão pagos a partir de 2017. O início do pagamento da última parcela dos aumentos autorizados em 2013 permanece para outubro do ano que vem, medida condicionada à aprovação de um conjunto de projetos de lei protocolados na Câmara Legislativa.

O grupo de trabalho será constituído por integrantes do governo, lideranças sindicais e membros de outras instituições que queiram contribuir com o processo. “Continuamos os diálogos com os sindicatos com o objetivo de retomar a normalidade dos serviços públicos. Avançamos na criação do grupo e, partir da garantia de receitas, construiremos um calendário de pagamento dos retroativos no próximo ano”, afirmou Rollemberg.

De acordo com o secretário de Fazenda, Pedro Meneguetti, a proposta reafirma a intenção do governo em honrar integralmente os benefícios concedidos ao funcionalismo. “Trata-se de um projeto transparente que demonstra que não vai haver calote”, disse.

A proposição surgiu em meio às tratativas com lideranças do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades e Economia Mista do DF (Sindser-DF); do Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta-DF); e do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito (Sindetran).

O encontro ocorreu no gabinete do governador e contou com a presença do chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; do secretário-adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski; e do secretário-adjunto de Administração, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Lopes. O deputado federal Rôney Nemer (PMDB-DF) e a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PDT), também acompanharam a reunião.

Postado por Radar/ Agencia Brasilia

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

As famílias de baixa renda poderão financiar imóveis mais caros pelo Minha Casa, Minha Vida. Em áreas rurais, o reajuste alcança famílias com renda...

Mais Radar

Brasília recebe evento de Drift com clima de Halloween e muita adrenalina

Brasília recebe evento de Drift no dia 24 de outubro, no Brasília Kart. Noite de Halloween com adrenalina, manobras e diversão.

Campeonato Brasileiro de Muay Thai agita o JK Shopping neste sábado

Brasília neste sábado (19) será palco do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que promete muita adrenalina e lutas emocionantes no JK Shopping.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.