O ASSUNTO É

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

Publicado em

O editorial “O que pensa a Folha”, do jornal Folha de S.Paulo, publicado nesta segunda-feira(10), aborda a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Após dois anos do caso, o inquérito contra Ibaneis foi arquivado por falta de provas, conforme recomendou a Procuradoria-Geral da República (PGR)

O editorial da Folha propõe uma reflexão sobre a necessidade de mais rigor na avaliação de medidas excepcionais para proteger a democracia.

O jornal enfatiza que, em um Estado de Direito, as investigações não implicam em culpa e devem servir para esclarecer os fatos.

O caso de Ibaneis Rocha foi marcado por uma decisão drástica do Judiciário que afastou o governador sem provas.

Segundo o jornal, a medida representa uma “intromissão indevida” do STF no Executivo e deveria ter sido tomada de forma mais criteriosa.

O editorial também critica que a suspensão de Ibaneis ocorreu sem um pedido específico para tal, de acordo com uma ação da Advocacia-Geral da União e de parlamentares do governo que solicitaram a prisão em flagrante dos envolvidos nos atos antidemocráticos.

O texto sustenta que Moraes excedeu ao determinar o afastamento do governador sob a justificativa de que seria uma medida menos gravosa do que a prisão, apesar de não haver uma fundamentação concreta para isso.

Outro ponto ressaltado é que a decisão foi tomada de forma monocrática, sendo posteriormente referendada pelos demais ministros em votação virtual.

O editorial sustenta que casos tão relevantes devem ser discutidos no plenário físico do STF, garantindo um debate mais amplo e transparente.

O texto conclui alertando para o risco de que a defesa da democracia possa resultar em atropelos processuais que, por ironia, enfraquecem o regime democrático.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Oito regiões administrativas ganham quadras poliesportivas reformadas

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a reforma de mais 12 quadras poliesportivas. As obras fazem parte do projeto de...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.