O ASSUNTO É

BLOGUEIROS DA ABBP PREGAM LIBERDADE DE IMPRENSA POR UMA BRASÍLIA MAIS JUSTA

Publicado em

“O direito à liberdade de expressão deve ser exercitado livremente para que a sociedade possa ter diferentes olhares da cena política que se aproxima. O pensamento foi externado nesta quinta-feira (14), pelo jornalista e blogueiro, Sandro Gianelle, presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e do Entorno, na abertura da festa de confraternização da entidade, cujo  prato de entrada foi a eleição de 2018

*Por Toni Duarte

Desde a sua criação, em dezembro de 2014, pelas mãos do saudoso professor de jornalismo Francisco de Paula Lima Júnior, o “Professor Chico”, que a blogosfera política de Brasília tem demarcado o espaço de uma competência específica: o de fornecer uma interpretação “independente” da cena política, transcendente em relação às perspectivas particulares dos agentes políticos envolvidos.

Os blogueiros da ABBP têm se colocados como uma espécie de ferramenta de controle social sobre a ação da classe política e do Estado em benefício da sociedade.

A blogosfera ganha espaço, respeito e credibilidade por informar sem amarras, o que não ocorre com a maioria da velha e viciada imprensa, que funciona como suporte de propaganda do Estado, revestida de uma falsa imparcialidade, para atender o governante de plantão. É assim que funciona.

As novas mídias da ABBP, no entanto, surgiram para trazer o outro lado, com suas variedades de fontes de informação a que antes um cidadão comum nunca poderia ter acesso.

Em 2018 quando ocorre o pleito eleitoral, um dos mais importantes eventos de interesse da sociedade, os olhares dos políticos se voltarão para a blogosfera cada vez mais íntima dos formadores de opinião.

No ano eleitoral, os segmentos sociais brasilienses terão na palma das mãos uma infinidade de informações, livres e independentes, para escolher quem pode lhes representar.

Que ninguém duvide, que no ano político, a nossa blogosfera fará diferença como protagonista de uma sociedade mais justa, como um dia profetizou o nosso saudoso Professor Chico.
Parabéns, ABBP! Que venha 2018.

*Toni Duarte é jornalista e secretário-geral da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e do Entorno

FAMÍLIA ABBP

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação