O ASSUNTO É

APADRINHADOS DE IZALCI PODEM SER DEMITIDOS COM A SAÍDA DO PSDB DO GOVERNO TEMER

Publicado em

A superintendente da SPU-DF, Fabiana Torquato, o superintendente do Incra-DF, Igor Soares Lélis e o presidente da Junta Comercial do DF, Antônio Eustáquio, começam a limpar as gavetas dos cargos que ocupam no governo federal. Os três foram indicados, este ano, pelo deputado Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF. O motivo da dança das cadeiras gira em função do desembarque total dos tucanos do governo Temer

Por Toni Duarte

O deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, disse ao Radar que provavelmente os nomes indicados por ele para comandar o INCRA-DF, SPU-DF e Junta Comercial poderão desocupar os referidos cargos com a decisão que o PSDB nacional deverá tomar no dia 9 de dezembro. Todos os indicados de Izalci são filiados ao partido.

O parlamentar afirmou que há uma forte tendência para que o PSDB deixe o governo no início de dezembro quando será escolhido o novo presidente da legenda, bem como o provável lançamento da candidatura a Presidência da República do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“O nosso foco agora é 2018. O desembarque do governo já era uma decisão anunciada do PSDB que falta apenas ser consolidada na convenção do dia 9 de dezembro”, afirmou Izalci ao Radar.

Dos quatro ministérios que o PSDB ocupa na Esplanada, o primeiro a ser desocupado pelos tucanos foi o das Cidades, com o pedido de demissão do ministro Bruno Araújo, na segunda-feira (13). O “centrão” formado pelo PP, PR, PSD e PTB, pressiona Temer para tirar todos os tucanos do primeiro e do segundo escalão, se quiser aprovar a reforma da Previdência.

O PSDB, sem o Ministério das Cidades, ocupam ainda a Secretaria de Governo,o Ministério de Relações Exteriores e o Ministérios dos Direitos Humanos. Um novo realinhamento político está sendo feito pelo presidente para que possa aprovar as reformas com folga no Congresso.

Izalci Lucas que é pré-candidato a governador do DF, pelo PSDB, disse que seguirá ao pé da letra a decisão partidária. Ele criticou a proposta da reforma da Previdência, enviada por Temer ao Congresso e disse que “não dar para votar a favor de um texto ruim que contaminou a opinião pública”.

Em maio deste ano, Izalci indicou Antônio Eustáquio, que assumiu o cargo de presidente da Junta Comercial do DF, órgão da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresas, ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior.

Em julho, o deputado emplacou para comandar a Superintendência do Patrimônio da União do DF, Fabiana Torquato, ex-diretora da Terracap do governo Rollemberg.

No mês passado, o tucano indicou como superintendente Regional no DF e Entorno do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Igor Soares Lélis.

Apesar da forte tendência do seu partido tomar rumo oposto ao do governo Temer, o presidente do PSDB local não sabe ao certo se os nomes que apadrinhou para os referidos cargos do governo federal serão poupados ou não da degola anunciada por Michel Temer.

 

 

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rotarianos de Brasília concedem “Medalha Ernesto Silva” à Celina Leão

A medalha é um reconhecimento às personalidades notáveis do cenário rotário, jurídico e político. A cerimônia ocorreu na sede do clube, com a presença de diversas autoridades.

Mais Radar

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Deputado distrital receberá marca-passo após passar por desmaios

A informação foi confirmada pelo gabinete do parlamentar. Após dois episódios de desmaio, Cardoso foi hospitalizado ontem para exames.

Proposta de Eduardo Pedrosa institui Dia do Agente de Trânsito do DF

Segundo o deputado, a valorização desses servidores é vital para a promoção de uma convivência harmoniosa e responsável nas vias.

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»