A superintendente da SPU-DF, Fabiana Torquato, o superintendente do Incra-DF, Igor Soares Lélis e o presidente da Junta Comercial do DF, Antônio Eustáquio, começam a limpar as gavetas dos cargos que ocupam no governo federal. Os três foram indicados, este ano, pelo deputado Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF. O motivo da dança das cadeiras gira em função do desembarque total dos tucanos do governo Temer
Por Toni Duarte
O deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, disse ao Radar que provavelmente os nomes indicados por ele para comandar o INCRA-DF, SPU-DF e Junta Comercial poderão desocupar os referidos cargos com a decisão que o PSDB nacional deverá tomar no dia 9 de dezembro. Todos os indicados de Izalci são filiados ao partido.
O parlamentar afirmou que há uma forte tendência para que o PSDB deixe o governo no início de dezembro quando será escolhido o novo presidente da legenda, bem como o provável lançamento da candidatura a Presidência da República do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
“O nosso foco agora é 2018. O desembarque do governo já era uma decisão anunciada do PSDB que falta apenas ser consolidada na convenção do dia 9 de dezembro”, afirmou Izalci ao Radar.
Dos quatro ministérios que o PSDB ocupa na Esplanada, o primeiro a ser desocupado pelos tucanos foi o das Cidades, com o pedido de demissão do ministro Bruno Araújo, na segunda-feira (13). O “centrão” formado pelo PP, PR, PSD e PTB, pressiona Temer para tirar todos os tucanos do primeiro e do segundo escalão, se quiser aprovar a reforma da Previdência.
O PSDB, sem o Ministério das Cidades, ocupam ainda a Secretaria de Governo,o Ministério de Relações Exteriores e o Ministérios dos Direitos Humanos. Um novo realinhamento político está sendo feito pelo presidente para que possa aprovar as reformas com folga no Congresso.
Izalci Lucas que é pré-candidato a governador do DF, pelo PSDB, disse que seguirá ao pé da letra a decisão partidária. Ele criticou a proposta da reforma da Previdência, enviada por Temer ao Congresso e disse que “não dar para votar a favor de um texto ruim que contaminou a opinião pública”.
Em maio deste ano, Izalci indicou Antônio Eustáquio, que assumiu o cargo de presidente da Junta Comercial do DF, órgão da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresas, ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior.
Em julho, o deputado emplacou para comandar a Superintendência do Patrimônio da União do DF, Fabiana Torquato, ex-diretora da Terracap do governo Rollemberg.
No mês passado, o tucano indicou como superintendente Regional no DF e Entorno do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Igor Soares Lélis.
Apesar da forte tendência do seu partido tomar rumo oposto ao do governo Temer, o presidente do PSDB local não sabe ao certo se os nomes que apadrinhou para os referidos cargos do governo federal serão poupados ou não da degola anunciada por Michel Temer.