O ASSUNTO É

APADRINHADOS DE IZALCI PODEM SER DEMITIDOS COM A SAÍDA DO PSDB DO GOVERNO TEMER

Publicado em

A superintendente da SPU-DF, Fabiana Torquato, o superintendente do Incra-DF, Igor Soares Lélis e o presidente da Junta Comercial do DF, Antônio Eustáquio, começam a limpar as gavetas dos cargos que ocupam no governo federal. Os três foram indicados, este ano, pelo deputado Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF. O motivo da dança das cadeiras gira em função do desembarque total dos tucanos do governo Temer

Por Toni Duarte

O deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, disse ao Radar que provavelmente os nomes indicados por ele para comandar o INCRA-DF, SPU-DF e Junta Comercial poderão desocupar os referidos cargos com a decisão que o PSDB nacional deverá tomar no dia 9 de dezembro. Todos os indicados de Izalci são filiados ao partido.

O parlamentar afirmou que há uma forte tendência para que o PSDB deixe o governo no início de dezembro quando será escolhido o novo presidente da legenda, bem como o provável lançamento da candidatura a Presidência da República do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

“O nosso foco agora é 2018. O desembarque do governo já era uma decisão anunciada do PSDB que falta apenas ser consolidada na convenção do dia 9 de dezembro”, afirmou Izalci ao Radar.

Dos quatro ministérios que o PSDB ocupa na Esplanada, o primeiro a ser desocupado pelos tucanos foi o das Cidades, com o pedido de demissão do ministro Bruno Araújo, na segunda-feira (13). O “centrão” formado pelo PP, PR, PSD e PTB, pressiona Temer para tirar todos os tucanos do primeiro e do segundo escalão, se quiser aprovar a reforma da Previdência.

O PSDB, sem o Ministério das Cidades, ocupam ainda a Secretaria de Governo,o Ministério de Relações Exteriores e o Ministérios dos Direitos Humanos. Um novo realinhamento político está sendo feito pelo presidente para que possa aprovar as reformas com folga no Congresso.

Izalci Lucas que é pré-candidato a governador do DF, pelo PSDB, disse que seguirá ao pé da letra a decisão partidária. Ele criticou a proposta da reforma da Previdência, enviada por Temer ao Congresso e disse que “não dar para votar a favor de um texto ruim que contaminou a opinião pública”.

Em maio deste ano, Izalci indicou Antônio Eustáquio, que assumiu o cargo de presidente da Junta Comercial do DF, órgão da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresas, ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior.

Em julho, o deputado emplacou para comandar a Superintendência do Patrimônio da União do DF, Fabiana Torquato, ex-diretora da Terracap do governo Rollemberg.

No mês passado, o tucano indicou como superintendente Regional no DF e Entorno do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Igor Soares Lélis.

Apesar da forte tendência do seu partido tomar rumo oposto ao do governo Temer, o presidente do PSDB local não sabe ao certo se os nomes que apadrinhou para os referidos cargos do governo federal serão poupados ou não da degola anunciada por Michel Temer.

 

 

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe Challenger Internacional FIBA 3×3 neste final de semana

O Challenger Internacional FIBA 3x3 será sediado em Brasília neste fim de semana, no Pátio Brasil Shopping. Este é o principal evento de basquete...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.