O ASSUNTO É

Saúde puxa inflação com alta de medicamentos e reajuste de planos

Publicado em

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no mês de abril, a saúde foi a que registrou maior alta na inflação. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O relatório mostra que o IPCA ficou em 0,61% no mês passado, na comparação com março. No acumulado de 12 meses, o índice foi de 4,18%.

O segmento de saúde e cuidados pessoais liderou a alta de preços, com variação de 1,49% em abril. Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, o setor também contribuiu com o maior impacto sobre o índice geral (0,19 ponto percentual).

A variação foi de 3,55% e ele respondeu por 0,12 ponto percentual sobre o índice cheio. O resultado foi influenciado pela alta nos produtos farmacêuticos, após a autorização de um reajuste de até 5,6% nos preços dos medicamentos, a partir do dia 31 de março.

No mês passado, os preços dos planos de saúde subiram 1,2%. Segundo o analista da pesquisa do IBGE, André Almeida, “houve incorporação das frações mensais dos reajustes dos planos novos e antigos para o ciclo de 2022 a 2023”.

Em outro ponto, o que desacelerou foram os itens de higiene pessoal, que foi de 0,76% para 0,56% entre março e abril. Esse grupo foi puxado pela queda de 1,09% dos perfumes. Alimentação e bebidas registraram 0,05% de aceleração, em março, e foi para 0,71%, em abril.

As maiores quedas de preços foram da cebola (-7,01%) e do óleo de soja (-4,44%). De todos os setores, o que representou a maior alta foi a alimentação em domicílio (0,73%). Também tiveram impacto as variações de tomate (10,64%), leite longa vida (4,96%) e queijo (1,97%).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Publicado decreto que oficializa Vai de Graça entre 17 e 21 de abril

A gratuidade das tarifas de ônibus e metrô entre os dias 17 e 21 deste mês, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal...

Mais Radar

741 vagas de emprego no DF: oportunidades para todos os perfis

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (11),...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.