De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,51% em maio. A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26), considera a prévia da inflação oficial do país.
O estudo mostra que a alta foi puxada pelo avanço de 1,49% dos gastos com saúde e cuidados pessoais. No entanto, o IPCA-15 apresentou uma desaceleração em relação ao mês passado.
No mês de abril, o índice subiu 0,57%, impulsionado pelo preço dos combustíveis, e acumulou alta de 4,16% em um ano. Com o resultado, o índice passou a acumular uma alta de 4,07% dentro de um ano.
Na visão de especialistas, os números vieram bem abaixo das expectativas, que previa variação positiva de 0,62%. A mediana das projeções era de uma alta de 0,64%.
Segundo a última edição do Boletim Focus, relatório do Banco Central que reúne as projeções de agentes do mercado financeiro, a previsão é de que o IPCA encerre o ano em 5,80%. As expectativas para a inflação no final do ano seguem acima do teto da meta.