O governador Ibaneis Rocha(MDB), assinalou os resultados positivos da economia do DF, destacando o trabalho do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que colocou o banco público na linha de frente do combate à pandemia.
A manifestação do governador ocorreu durante entrevista concedida ao programa de rádio “Conectado ao Poder”, apresentado pelo jornalista Sandro Gianelli, neste domingo (09).
O governador afirmou que o Banco de Brasília é um “case”, que se tornou uma referência em resultados positivos e que está servindo de modelo no mercado bancário.
“Nós tiramos o BRB das páginas policiais, logo que assumimos o governo em janeiro de 2019, e trouxemos um dos principais executivos deste país que é o Paulo Henrique Costa, que era vice-presidente da Caixa Econômica Federal, dando-lhe total autonomia e liberdade de trabalho” destacou Ibaneis.
Na avaliação do chefe do Executivo do DF, o BRB cresceu o seu valor de ativos no mercado chegando a R$14 bilhões, enquanto há dois anos era de apenas R$1,6 bilhão.
“Uma das exigências feitas por mim, foi que o presidente Paulo Henrique Costa, trouxesse o banco para servir a sociedade brasiliense e o tornasse em um banco de investimento e de desenvolvimento, como o BNDES”.
O governador apontou que durante esse período foi feito programas para os super endividados, principalmente no que diz respeito aos servidores públicos.
Para Ibaneis, a parceria forte feita com o setor produtivo, representado pela Fecomércio e Fibra, fez com que os empresários do DF tivessem acesso a crédito orientado.
O governador também apontou, que o BRB já investiu mais de cinco bilhões de reais no setor produtivo do Distrito Federal.
“Isso foi importante para que as empresas ganhassem folego para sair da crise e para assegurar a maior quantidade de empregos possíveis neste momento de pandemia”.
Segundo ele, o crescimento e o lucro do BRB tem batido recorde sob a gestão de Paulo Henrique Costa.
“Essa obra da duplicação da DF-140, no Tororó, está sendo realizada com os dividendos do BRB. O banco também está servindo para dar soluções nas inúmeras iniciativas do governo como a entrega de medicamentos a domicílio; o pagamento do cartão prato-cheio; cartão creche para todas as crianças, além dos auxílios para ajudar a população carente a atravessar esse momento de pandemia. Isso nos dá a condição de dizer que Brasília tem um banco de verdade”, pontuou.