A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou nesta quinta-feira (13), em Brasília, o 7º Levantamento da Safra de Grãos, momento em que os produtores entram na fase final da colheita das culturas de primeira safra.
Em relação à área plantada, a Conab espera um crescimento de 3,3%, com a incorporação de 2,5 milhões de hectares, chegando a 77 milhões de hectares utilizados.
Ataques a escolas acende luz de alerta da Segurança Pública do DF
Para o ciclo 2022/23 está estimada em 312,5 milhões de toneladas, acréscimo de 40,1 milhões de toneladas quando comparada com o período 2021/22. A alta é de 15%
A Conab destacou que o bom desempenho é explicado não só pelo aumento de área, como também pela melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo.
De acordo com a estatal, a soja ainda é o produto com maior volume colhido no país, com uma produção estimada em 153,6 milhões de toneladas.
A companhia sustenta ainda, que, com o progresso da colheita em 78,2%, a boa produtividade nas lavouras segue sendo confirmada e está estimada em 3.527 quilos por hectare.