O ASSUNTO É

Cartões de crédito e Pix: Receita Federal impõe novas regras

Publicado em

As operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento que movimentam recursos financeiros agora devem reportar informações à Receita Federal sobre as transações realizadas por contribuintes. O envio dos dados será feito semestralmente.

A obrigatoriedade entrou em vigor no primeiro dia de 2024, conforme estabelecido pela Instrução Normativa 2.219, publicada pelo órgão federal.

De acordo com nota divulgada pela Receita Federal, a iniciativa busca aprimorar o controle e a fiscalização das operações financeiras por meio de uma coleta mais ampla de dados.

“As medidas reforçam os compromissos internacionais do Brasil, contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo maior transparência nas operações financeiras globais”, destacou o comunicado.

A norma também atualiza e expande as obrigações de envio de informações por meio da e-Financeira, o sistema eletrônico da Receita Federal que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

A e-Financeira é responsável pelo monitoramento e coleta de dados sobre diversas operações financeiras. Entre as informações registradas nos arquivos digitais estão dados de cadastro, abertura e fechamento de contas, movimentações financeiras e previdência privada.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Exposição Ânima homenageia Maria da Penha no MPDFT

A exposição Ânima, promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT, homenageia Maria da Penha e destaca a luta pelo fim da violência contra as mulheres, unindo literatura e artes plásticas.

Mais Radar

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite...

Oportunidades de emprego no DF com salários de até R$ 2.390

Entre as opções, destacam-se cinco vagas para atendente de telemarketing, cinco para recepcionista de hospital e três para técnico de laboratório.

Contribuintes têm até dia 20 para indicar os créditos do Nota Legal

O principal motivo para a antecipação da data foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

Inadimplência cresce: 73 milhões de brasileiros endividados

Mais de 73 milhões de brasileiros estão endividados, com destaque para a faixa etária de 41 a 60 anos, que representa 35,1% dos inadimplentes, segundo dados de outubro do Serasa.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação