Em entrevista nesta sexta-feira (11), à sala de imprensa da ABBP, o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, disse que o BRB atingiu R$ 4, 4 bilhões concedidos como apoio emergencial, destinados a 160 mil empresas do Distrito Federal, desde o início da pandemia, em março deste ano.
Os números são substanciais. O investimento, segundo o presidente do BRB, responderam pela geração de mais de 40 mil novas vagas de emprego e ajudou a manter os mais de 50 mil postos de trabalho, princialmente no setor da Construção Civil, um dos principais pilares da economia do Distrito Federal.
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Na entrevista exclusiva e remota dada aos blogueiros da ABBP, o executivo disse estar satisfeito com o resultado alcançado pelo banco público no momento mais difícil enfrentado pelos brasileiros de uma forma geral em razão da crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus.
“As medidas tomadas pelo banco, sob a orientação do governador Ibaneis Rocha, com foco na promoção do desenvolvimento econômico e social, ajudou a salvar empregos e empresas em meio a uma crise de saúde de grandes impactos na economia do DF”, disse.
Para Paulo Henrique Costa, nenhum outro estado da federação teve um programa tão arrojado para reduzir os impactos financeiros e econômicos, provocados pela pandemia do coronavírus, como o Supera-DF do BRB.
O presidente destacou que o programa criado inicialmente, para atuar por apenas três meses, movimentou cerca de R$ 4, 4 bilhões desde março, em que foi lançado, se transformando em um importante instrumento na retomada econômica do Distrito Federal.
“Isso foi mais que o esperado. O BRB ajudou 160 mil pequenas, médias e grandes empresas a travesar a crise, aumentando a oferta de empregos e conservando os postos de trabalho. Também ajudou a pessoa física com liberação de empréstimos”, afirmou.
Se em 2018 o BRB perdia clientes, em 2019 e 2020 o banco público se superou desempenhando um rítimo acelerado e agressivo no aumento de suas carteiras em 20% ao ano.
Além do pagamento dos servidores do GDF e a oferta de crédito consignado, o presidente destacou que o BRB se tornou um banco da habitação, de fomento, de seguro e de investimento que cresceu ganhando espaço em todo o país.
Ao falar sobre o projeto de expansão, impulsado pelo banco digital, o PHC , destacou que o Banco de Brasília, está presente, em quase três mil municípios brasileiros, alcançando mais de 50% do território nacional.
“A pandemia serviu para acelerar os nossos projetos. Os clientes que faziam apenas operações de créditos passaram a consumir outros serviços com taxa de juros menores do mercado. O BRB é um banco sólido, moderno, ágil, e eficiente, que se tornou, de fato, um protagonista da atividade econômica, social e na geração empregos e da qualidade de vida da população do Distrito federal. Isso acontece pela abnegação e engajamento de seus funcionários e pela vontade da sua grande clientela que entende o valor e competitividade do BRB”, pontuou o presidente.
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