O ASSUNTO É

Aneel mantém bandeira tarifária verde para novembro

Publicado em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou neste final de semana  que a bandeira tarifária verde será mantida para o mês de novembro.

Isso significa que os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) não terão que pagar cobranças extras em suas contas de luz.

Com a medida os consumidores, ficarão livres das taxas adicionais implantadas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que vigorou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.

Durante esse período, a bandeira verde foi suspensa devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios.

De acordo com a Aneel, o nível de armazenamento dos reservatórios atingiu uma média de 87% no início do período seco, o que contribuiu para a escolha da bandeira verde.

Essa é uma situação bastante favorável, pois indica que há um bom volume de água disponível para a geração de energia nas hidrelétricas.

Além disso, a agência reguladora destacou que o Brasil tem diversificado sua matriz energética, o que também contribui para a estabilidade nos preços da energia elétrica.

Com a incorporação cada vez maior de fontes renováveis, como a solar e a eólica, o país consegue reduzir sua dependência das usinas hidrelétricas, evitando flutuações bruscas nos preços da energia.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional da história da entidade. O projeto prevê a contratação, por...

Mais Radar

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento...

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro reduziu as expectativas que...

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

A Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial...

Governo lança portal do IBS e moderniza gestão de tributos no país

Lula sanciona lei da reforma tributária e lança plataforma digital do IBS. Novo sistema promete mais transparência, fiscalização eficiente e simplificação na arrecadação de impostos em todo o Brasil.

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.518,65 após reajuste

A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.