Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 27)

Sesc-DF e UnB unem forças e pesquisa comprova eficácia na promoção do envelhecimento

CONTEÚDO PATROCINADO

Publicado em

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 32)

No último mês, o Sesc do Guará foi palco da revelação de resultados promissores provenientes da pesquisa de mestrado da Universidade de Brasília (UnB) sobre o isolamento social entre idosos participantes do Sesc-DF durante a pandemia.

Os dados revelaram um sucesso notável, confirmando que o Sesc não apenas promove qualidade de vida, mas também se destaca como uma instituição que verdadeiramente conecta pessoas.

A coordenadora de assistência social do Sesc-DF, Adriana Costa, ressaltou a importância da parceria com a UnB, afirmando que essa colaboração fortalece o trabalho junto aos idosos “A pesquisa apresentada não apenas valida, mas também destaca a eficácia dos projetos oferecidos pela assistência social do Sesc-DF, consolidando o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável”, ressaltou.

A dissertação, elaborada pela experiente assistente social Weila Almeida, ex-colaboradora do Sesc-DF, em parceria com o Grupo de Pesquisa “Envelhecer Cidadão” da UnB, encontra-se disponível para acesso através de um QR Code (acesse abaixo).

 

Weila ressalta que é importante entender a diferença de isolamento social e solidão. “As pessoas podem achar que são a mesma coisa , mas não são.  Na página 12 do livreto tem essa diferenciação de forma bem objetiva para facilitar a compreensão”, ressaltou.

O estudo contou com a participação de 230 integrantes do Grupo dos Mais Vividos, do Sesc-DF, e revelou que 88% não se sentem isolados; apenas 12% se sentem isolados e menos de 4% percebeu algum grau de solidão. Além disso, entre os participantes, apenas 3% encontram-se simultaneamente em isolamento social e solidão.

Weila explicou que o isolamento social entre pessoas idosas tem o potencial de se tornar um dos maiores desafios de saúde pública na sociedade contemporânea. “É uma questão social que afeta a satisfação das necessidades humanas e a capacidade de cuidado e autocuidado das pessoas idosas. Está associado ao aumento de quase um terço da incidência de mortalidade”, reforçou.

Galeria de imagens

Fonte: Sesc DF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Mais do Radar

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas...

Juramento em Roma não faz milagre: PGR barra Arruda, o inelegível

Prometeu santidade em Roma, fez juras diante da Basílica de São Pedro e falou em novo homem. Mas, de volta ao Brasil, Arruda encontrou menos fé e mais papel timbrado: para a PGR, milagre não apaga ficha suja nem ressuscita candidatura.

GDF inicia 2026 com planejamento fiscal e responsabilidade orçamentária

A limitação da despesa pública para o início do exercício financeiro...

Centro Interescolar de Esportes oferece 2 mil vagas em 2026

O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do...

Saque-aniversário do FGTS 2026 começa a ser liberado

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)...
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 29)

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.