Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 27)

Sesc-DF e UnB unem forças e pesquisa comprova eficácia na promoção do envelhecimento

CONTEÚDO PATROCINADO

Publicado em

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 32)

No último mês, o Sesc do Guará foi palco da revelação de resultados promissores provenientes da pesquisa de mestrado da Universidade de Brasília (UnB) sobre o isolamento social entre idosos participantes do Sesc-DF durante a pandemia.

Os dados revelaram um sucesso notável, confirmando que o Sesc não apenas promove qualidade de vida, mas também se destaca como uma instituição que verdadeiramente conecta pessoas.

A coordenadora de assistência social do Sesc-DF, Adriana Costa, ressaltou a importância da parceria com a UnB, afirmando que essa colaboração fortalece o trabalho junto aos idosos “A pesquisa apresentada não apenas valida, mas também destaca a eficácia dos projetos oferecidos pela assistência social do Sesc-DF, consolidando o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável”, ressaltou.

A dissertação, elaborada pela experiente assistente social Weila Almeida, ex-colaboradora do Sesc-DF, em parceria com o Grupo de Pesquisa “Envelhecer Cidadão” da UnB, encontra-se disponível para acesso através de um QR Code (acesse abaixo).

 

Weila ressalta que é importante entender a diferença de isolamento social e solidão. “As pessoas podem achar que são a mesma coisa , mas não são.  Na página 12 do livreto tem essa diferenciação de forma bem objetiva para facilitar a compreensão”, ressaltou.

O estudo contou com a participação de 230 integrantes do Grupo dos Mais Vividos, do Sesc-DF, e revelou que 88% não se sentem isolados; apenas 12% se sentem isolados e menos de 4% percebeu algum grau de solidão. Além disso, entre os participantes, apenas 3% encontram-se simultaneamente em isolamento social e solidão.

Weila explicou que o isolamento social entre pessoas idosas tem o potencial de se tornar um dos maiores desafios de saúde pública na sociedade contemporânea. “É uma questão social que afeta a satisfação das necessidades humanas e a capacidade de cuidado e autocuidado das pessoas idosas. Está associado ao aumento de quase um terço da incidência de mortalidade”, reforçou.

Galeria de imagens

Fonte: Sesc DF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Mais do Radar

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico em QR Code

Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte...

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a...

Pesquisa AtlasIntel: Daniel Vilela lidera disputa ao governo de Goiás em 2026

Daniel Vilela (MDB) domina a disputa pelo governo de Goiás em 2026, liderando todos os cenários da pesquisa AtlasIntel com 42,3% das intenções de voto. Com ampla vantagem sobre Wilder Morais, Marconi Perillo e Adriana Accorsi, Vilela se destaca entre jovens e nas regiões Norte e Noroeste.

Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro

Os relatórios por escola dos dados preliminares do Censo Escolar da...
Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 29)

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.