A partir desta quarta-feira (11), todas as linhas urbanas do transporte público do DF passam a receber o pagamento de passagens apenas por meio eletrônico. São mais de 295 linhas no sistema digital.
Não será mais permitido pagamento em dinheiro em espécie.
Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4%. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos.
Em seguida, vem o vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.
Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas, pagando apenas R$ 5,50.
Para quem prefere pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete custa o mesmo valor da passagem que o tutular irá usar.
O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.