“Professora e gestora social”. É assim que Nair Queiroz Pessoa (48 anos), a Tia Nair se identifica e carrega a nobre bandeira em defesa da cidade em que chegou aos três anos de idade, cresceu e lutou para melhorar a qualidade de vida dos moradores da menor região administrativa do DF, o Varjão. Agora o peso da luta será dobrado. Como administradora da cidade, escolhida pessoalmente pelo governador Ibaneis Rocha, Tia Nair diz que não lhe falta disposição para cuidar de sua gente, mas vai precisar de muita ajuda do governo para melhorar os indicadores sociais dos quase 10 mil moradores do pequeno Varjão
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Filha de pais quilombolas, a professora Nair Queiroz, a “Tia Nair” se inspira nos passos da escritora Clotilde Chaparro, um ícone da cultura local, que transformou a realidade do Varjão com ações culturais em prol da valorização da mulher e difusão dos Direito Humanos, promovendo a equidade de gêneros e o combate a violência contra a mulher.
Essas são as mesmas bandeiras de Nair que acredita que somente por meio da educação, uma população pode viver melhor por não ser possível aumentar substancialmente a renda média de adultos sem instrução, e nem se consegue educar adequadamente crianças cujas famílias vivem à beira da miséria.
A insistência de Tia Nair na luta pela educação tem transformado o Varjão em um lugar mais humano e bom para se viver.
Desde que assumiu o cargo de administradora regional da cidade há 34 dias, a convite do governador Ibaneis Rocha, a Tia Nair pouco fica concentrada no gabinete da acanhada sede administrativa do Varjão.
O motivo do constante deslocamento está no fato da gestora optar por uma administração compartilhada que envolve a população na solução das demandas da cidade ou de ter que sair com o pires nas mãos batendo nas portas das Secretarias de Estado pedindo ajuda para melhorar a cara da cidade.
A nova roupagem veio com a força tarefa do SOS-DF, programa do governo Ibaneis que retirou da cidade mais de 150 toneladas de lixo acumulados, recuperou meios-fios e realizou operação tapa-buracos e pavimentação. Esse tipo de trabalho prossegue.
“Ninguém faz nada sozinho e como administradora vou precisar de muita ajuda da comunidade, do governador, dos deputados distritais, senadores e deputados federais para que a gente possa melhorar a nossa qualidade de vida”, disse ela ao Radar.
Apesar de ser uma cidade pequena, esparramada em cima de 11 quadras, com um único acesso de entrada, como se condomínio fosse, no entanto, o Varjão é um lugar de grandes problemas estruturais que precisam ser resolvidos.
Tia Nair afirmou que o governador Ibaneis Rocha autorizou a construção da tão sonhada via de saída da cidade, projeto que finalmente será executado pela Novacap com o início das obras previstas para acontecer daqui a 30 dias.
A Administradora também conseguiu que a Novacap desarquivasse o projeto de construção do Centro de Convivência do Idoso, uma obra relevante para a cidade que já deveria ter sido construído desde 2012.
Tia Nair também destacou a urgência da construção do terminal rodoviário que atualmente fica em uma área pertencente ao IBRAM e que a empresa de ônibus que serve a cidade é obrigada a pagar multas pela ocupação do espaço. “Nós vamos resolver isso”, disse.
Ela afirmou que a Quadra 10, ganhará uma pista de skate, reivindicação dos jovens da pequena cidade, bem como a instalação de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na Quadra 8.
Apesar de 90 dias ser um curto período, estipulado pelo governador Ibaneis Rocha para que todos os administradores das cidades do DF, mostrem para as suas respectivas comunidades a que vieram, no caso do Varjão a administradora trabalha de forma acelerada, não para mostrar ao governo o grau de sua eficiência, mas para ver parte das obras exigidas pela comunidade concluídas ou em andamento.
“O que mais estimula a comunidade para o esforço conjunto em nome da cidade é o olhar diferenciado do governador Ibaneis Rocha que vem cumprindo o que disse na campanha. Estamos vivendo dias melhores no Varjão e tenho absoluta convicção que vamos melhorar ainda mais”, afirmou Nair.