O ASSUNTO É

Projeto de inteligência artificial vai acelerar fluxos de execução fiscal

Publicado em

Um projeto, que vem sendo estudado há muito tempo, vai acelerar os fluxos de execução fiscal, por meio da inteligência artificial na Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF).

A ação é voltada principalmente para processos de cobrança de tributos em atrasos, como IPVA, IPTU e ICMS de pessoas físicas e jurídicas.

Segundo a procuradora-chefe da Gestão Estratégica, Estudos e Inovação da PGDF, Izabela Frota Melo, quase 40% dos processos que estão nos escaninhos do Judiciário brasileiro são de execução fiscal.

“Então, o desafio ultrapassa o Distrito Federal. Para nós é muito importante a recuperação dessa carga inadimplida. A inteligência artificial pode otimizar muito o tempo de processamento de execução fiscal”, explica a especialista.

O órgão tinha 300 mil ações paradas em apenas uma Vara de Execução Fiscal, só em 2019. O número equivale a menos retorno de recursos aos cofres públicos.

No entanto, esse fator deve mudar com a criação de uma inteligência artificial específica para agilizar os fluxos das ações.

Intitulado Osiris, o projeto conta com um investimento de R$ 3,5 milhões e consiste na criação de minutas, por meio de inteligência artificial, para acelerar o fluxo de processos de execução fiscal no DF.

Em fase intermediária, o projeto conta com 19 meses de execução, dos 36, no total. Além de ser um facilitador, a ideia pretende expandir o conhecimento dos servidores da casa.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar do Concurso Nacional Unificado. Realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em...

Mais Radar

Inscrições para centros olímpicos e paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)

As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos...

DF é a unidade da Federação em que as mulheres têm a maior remuneração média

De acordo com o 1º Relatório de Transparência Salarial, desenvolvido pelos...

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»