O ASSUNTO É

PL quer garantir sigilo a informações de mulheres vítimas de violência

Publicado em

Foi protocolado um projeto de lei (PL) na terça-feira (18), na Câmara Legislativa (CLDF) que pretende garantir sigilo a dados de mulheres vítimas de violência nos cadastros de órgãos do Distrito Federal.

A proposta, de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol), sugere também proteger dados dos filhos dessas vítimas, principalmente nas secretarias de Segurança Pública (SSP-DF); Educação (SEDF); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Saúde (SES-DF); Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh); e Transporte e Mobilidade (Semob).

Conforme o projeto, o sigilo nos dados cadastrais deve ocorrer a partir do primeiro atendimento do Estado à mulher. A medida também valerá para a concessão de medidas protetivas, além de evitar que o agressor ou terceiros acessem informações pessoais.

De acordo com Max, a medida “significa proteção à vida e à integridade física, psicológica e financeira da vítima, à medida que dificulta o acesso do autor de violência a informações pessoais, como o endereço dela”.

O texto sugere também que o poder público faça convênios para ampliar a segurança desses dados. Segundo relatório da SSP-DF, no ano passado, por exemplo, 16.949 mulheres sofreram violência doméstica.

O relatório traz 763 registros de crimes contra a dignidade sexual praticados contra elas, como estupro e importunação sexual.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram cerca de 60 mil empregos. As ações contribuíram para o fortalecimento da economia...

Mais Radar

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram...

Faixas de pedestre são símbolos de segurança no DF

A campanha do Maio Amarelo deste ano tem como tema a...

Abril sem feminicídios no Distrito Federal marca avanço histórico

O enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica vem sendo tratado de forma prioritária pela segurança e pelos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e também nas ações realizadas em parceria com a sociedade civil.

GDF investiu mais de R$ 111 milhões em equipamentos para a Saúde

Pensando em atender melhor a população, o Governo do Distrito Federal...

Cristiano Araújo destaca impacto do Fórum Niemeyer para Brasília

A arquitetura de Oscar Niemeyer é fundamental para a identidade de Brasília, destacando-se por suas linhas curvas e inovadoras que simbolizam a modernidade e o progresso.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»