Os dados foram registrados pela Secretaria de Saúde na noite desta terça-feira (09). No total, 222 pessoas, entre elas 139 com covid, estavam na fila a espera de UTIs.
A situação se agrava tanto no âmbito da rede pública como da rede privada de saúde. No dia anterior, a lista era de 93 pacientes.
LEIA MAIS
Abertura de novos leitos já não são suficientes para tanta gente com covid no DF
A ocupação de leitos de UTI na rede pública do Distrito Federal chegou, ao final do dia de ontem, com 262 leitos ocupados, dos 291 leitos disponíveis. Do total, apenas 19 estavam vagos.
De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), 25% de pessoas que aguardam por leito reservado para covid-19, tratam-se de pessoas jovens com menos de 30 anos.
Osnei Okumoto, secretário de Saúde, anunciou um incremento de mais 107 leitos de UTI nos próximos dias.
Cerca de 28 estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes, foram multados na noite de ontem pelo DF Legal.
O secretário Okumoto voltou a fazer um apelo à população para que ajude a reduzir a circulação do vírus agora.
“Não havendo conscientização de todos, por mais que sejam abertos novos leitos, não serão suficientes para acolher os infectados graves que lotam as unidades de saúde do DF”.
Okumoto garantiu também que nos próximos 15 dias três hospitais de campanha devem estar de pé.
No Brasil, os hospitais seguem com mais de 80% de suas UTIs ocupadas.
Desde o início da pandemia, até hoje, foram registradas no território nacional 268.370, sendo que só no DF, morreram, até agora, 5.002 pessoas.
Você precisa fazer login para comentar.