O ASSUNTO É

Enquanto Ministério Público proíbe fumacê, mosquito da dengue segue matando no DF

Publicado em

A procuradora do Ministério Público do Trabalho Renata Coelho, bate o pé e manda travar fumacê, o serviço mais eficaz de combate a proliferação do mosquito da dengue que já adoeceu mais de 21 mil pessoas e provocou 21 mortes nos últimos cinco meses no Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O novo diretor da Vigilância de Saúde, Divino Valério Martins que assumiu o cargo nesta terça feira (28),  disse que “não se acaba com uma epidemia e nem se combate o aesdes aegypti com discurso”

Em qualquer lugar do planeta, segundo as autoridades de vigilância epidemiológicas, consultadas pelo Radar-DF, existem duas formas mais eficazes de combate à dengue.

A primeira é destruindo o foco das larvas, usando cloro em águas paradas e retirada de lixo do ambiente.

A segunda medida é o uso do “fumacê” na fase em que as larvas se transformam no  mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.

No entanto, o último dever de casa,  para o combate ao mosquito, foi interrompido pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Renata Coelho, alegando que o espaço que se encontra instalado os equipamentos do fumacê, em Taguatinga, estava irregular. Ela determinou a interdição do local.

Dez dias após a medida,  o MPT voltou à carga novamente com outra alegação: exige agora certificados que comprovem a qualificação dos trabalhadores, recibos de entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) e exames médicos dos funcionários.

Enquanto as discussões pairam sobre o gabinete de uma única procuradora do MPT, o que coloca em risco as vidas dos mais de três milhões de moradores do Distrito Federal, o mosquito da dengue segue adoecendo milhares e provocando mortes.

Em cinco meses já morreram 21 pessoas com dengue hemorrágica.

O último boletim da Secretaria de Saúde aponta que cerca de quase 22 mil pessoas estão com dengue no DF.

A estatística ainda pode ser bem maior, já que ninguém sabe, até agora, qual é o número exato de pessoas que passaram, nestes últimos 5 dias,  pelas tendas montadas pelo governo para o atendimento ao público.

A crise ocorrida no âmbito da Vigilância à Saúde, fez com que o vice-governador Paco Brito demitisse a subsecretária Elaine Morelo por ter se ausentado de Brasília, no momento em que o mosquito, silenciosamente, está mantando pessoas.

O planejamento do mosquito está  ano-luz a frente do planejamento do governo. No passado o bichinho, bateu em Agnelo, acabou com Rollemberg e agora faz estrago no governo Ibaneis.

O novo subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valério Martins,  que se encontra a menos de 24 horas no cargo, disse ao Radar nesta terça-feira (29), que o DF está em “Estado de Guerra”.

“Ou a gente mata o mosquito ou o mosquito  mata a gente”, disse Divino Martins.

Para ele, que já foi coordenador nacional do programa de combate à dengue do Ministério da Saúde, se não houver o uso do fumacê, neste momento, a arma mais letal contra o aesdes aegypti, fica difícil acabar com a epidemia.

Ele disse que precisa de condições para trabalhar e que não pode fazer isso com os entraves jurídicos que estão aí.

“Mosquito não morre com discurso. Irei hoje (29),  ao Ministério Público do Trabalho para conversar com a Procuradora Renata Coelho e explicar a ela porque precisamos agir urgentemente”, afirmou.

Ele disse ainda que dengue, zika e chikungunya é um problema de saúde em vários países do mundo como as epidemias ocorridas nos Estados Unidos, Espanha e mais recentemente na Itália.

“O que precisamos neste momento é deixar o discurso secundária de lado e trabalhar para combater a epidemia”, disse.

O novo comandante da Vigilância a Saúde do DF  afirmou que o mosquito não escolhe a classe social para picar e matar as  suas vítimas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

Estações do Metrô-DF ganham novos painéis informativos

As estações do Metrô-DF agora contam com novos painéis eletrônicos que...

Lançado edital de licitação de mais de cem imóveis no DF

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o sexto...

Feriado terá linhas especiais e transporte público gratuito

Por causa dos eventos de Páscoa e do aniversário de Brasília,...

Prazo para indicar conta no Nota Legal acaba em maio

Os contemplados com prêmios no segundo sorteio de 2024 do Nota...

Abertas inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no DF

Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.