Trazendo mudanças significativas no sistema de pontuação e inscrições para famílias que aguardam vaga, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) elaborou uma nova versão do manual das creches da rede pública.
A Portaria nº 928 foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e traz um sistema de pontuação que considera diversos critérios para a classificação das crianças na fila de espera das creches.
O Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) apontou a necessidade de aprimorar o processo de pontuação e inscrições para as famílias que aguardam vagas.
“A expectativa é que a nova versão do manual beneficie milhares de pais e crianças que estão na fila de espera, reduzindo as disparidades e promovendo um acesso mais justo e igualitário à educação infantil na capital”, diz a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Para o critério de renda familiar, houve redução e inclusão das faixas a serem atendidas prioritariamente, com o intuito de contemplar famílias de baixa renda. Também serão atribuídos pontos adicionais para famílias monoparentais e beneficiárias de programas sociais.
Com essa mudança, a SEE espera fortalecer o sistema e aliviar a demanda reprimida. A atualização no manual tem como objetivo tornar o processo de admissão mais justo e acessível, garantindo que as crianças tenham acesso à educação infantil de qualidade.