O ASSUNTO É

Sistema nacional reunirá informações sobre violência escolar

Publicado em

O governo federal iniciou a regulamentação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), oito meses após a sanção da Lei 14.643/2023. O objetivo é ampliar a capacidade das ações de prevenção e resposta nos municípios, estados e Distrito Federal.

A ferramenta deverá reunir informações que possam auxiliar o sistema educacional no enfrentamento ao problema. O decreto publicado nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, reúne orientações para operacionalização dos Snave por meio dos Ministérios da Educação, dos Direitos Humanos e Cidadania e da Justiça e Segurança Pública.

Entre as medidas a serem adotadas estão a criação de protocolo preventivo, identificação e monitoramento de ameaças; capacitação de profissionais de educação; elaboração de planos de resposta a emergências; e sistematização dos registros de ocorrências e das boas práticas de enfrentamento da violência nas escolas.

O Ministério da Educação prestará orientações sobre as leis que tratam do enfrentamento ao bullying e do atendimento de psicologia e serviço social nas escolas. Além disso, a pasta  será a responsável por implementar as capacitações e desenvolver os protocolos em articulação com os entes federados.

A norma sugere que a ferramenta a ser criada integre o Sistema Nacional de Informações e de Gestão de Segurança Pública e Defesa Social (Sinesp), existente desde 2012.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Projeto de CNH teórico em escolas públicas beneficia 400 alunos

Após concluir essa fase inicial, os alunos precisam apenas realizar uma parte prática para obter a carteira de motorista, facilitando o acesso à habilitação e incentivando a educação em trânsito desde cedo.

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta (5)

Termina nesta sexta-feira (5), o prazo para justificar a ausência no...

Senadora Leila Barros garante dois novos campi IFB para o DF

A senadora brasiliense destaca a importância dos IFBs para oferecer aos jovens do Distrito Federal a inclusão social e oportunidades de desenvolvimento profissional, além do acesso a empregos dignos. 

Secretaria da Juventude lança programa para líderes emergentes do DF

O secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, ressaltou que a Secretaria oferecerá suporte na formação de Grêmios Estudantis, colaborando com a gestão escolar para atender melhor às necessidades dos alunos.

Enem: Alunos prejudicados por chuvas terão direito a reaplicação de provas

Ao lado do presidente Lula, o ministro da Educação, garante que os candidatos inscritos no  Enem que não compareceram ao certame devido a fortes chuvas ocorridas em diversas regiões do país, terão a chance de fazer as provas em dezembro.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»