Os estudantes participantes do Pé-de-Meia recebem nesta terça (25) e quarta (26), a parcela de R$ 1 mil referente ao incentivo-conclusão. O benefício se refere aos que se formaram no ensino médio em 2024.
Outros R$ 200 serão depositados nas contas dos beneficiários que participaram dos dois dias da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pagamento é feito conforme a data de nascimento do titular.
Os valores depositados pelo Ministério da Educação (MEC) poderão ser sacados imediatamente para quem atende aos critérios do programa.
Para saber se é beneficiário do programa, o estudante deve consultar gratuitamente o aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC. O login é feito na conta do aluno no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.
Criado há um ano, o Pé-de-Meia é direcionado a estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Todos aqueles que atenderem aos critérios do programa são automaticamente incluídos como beneficiários.
- Governo quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
- MEC libera consulta a vagas no ensino superior pelo Sisu+
- MEC Idiomas oferta inglês e espanhol gratuitamente
- Enem 2026 terá atendimento especializado para TOC, ansiedade e TDAH
- Governo paga R$ 12 mil a projetos para jovens em áreas vulneráveis
Os estudantes do ensino médio regular devem ter idade entre 14 e 24 anos e, no caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 19 e 24 anos. O MEC explica que não há necessidade de inscrição dos estudantes do ensino médio público.

